quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Lone Survivor - clima de Silent Hill numa provável pérola indie


   Pouco se sabe acerca deste jogo (pelo menos eu sei pouco mesmo), mas o que foi mostrado até agora faz dele uma boa promessa de "pérola indie". O pouco que sei sobre o jogo é somente o que mostram os trailers lançados:

 

(esse trailer é o mais recente e foi mostrado na IGF 2012, que é uma competição de jogos indie)
OBS: Falei e falei de 'jogos indie', sem pensar que antes é melhor deixar claro o significado destes jogos - simplesmente são jogos feitos e lançados de forma independente (o "lançado" é meio contraditório, pois já vi produtoras/empresas distribuindo este tipo de jogo como forma de parceria com o criador do mesmo, mas pelo menos a maioria é independente até a alma).

 

(já este segundo - que foi o primeiro trailer lançado - é mais detalhado, mas percebe-se logo de cara que fora feito de uma forma off-competition, ou seja, meio que só para mostrar o trabalho e deixar claro - pelo menos um pouco - a que veio. No trailer anterior, você vê uma utilização mais "sábia" da trilha sonora, já neste o negócio está mais "jogado", além das imagens e "frases de efeito", que no trailer mais novo são o destaque. Mas enfim, eu fui atraído a este jogo devido a este trailer mais antigo, pois detalha bem mais o mundo do personagem e realmente me deixou com uma sensação de estar voltando a Silent Hill de uma forma inusitada! hehe



   Este jogo está sendo feito por Jasper Byrne, e pelo que pude entender, ele será lançado logo após a competição do IGF (espero que seja logo!). Para quem interessar, o Jasper possui um site (o SuperflatGames) onde regularmente ele atualiza com o andamento da produção e possíveis novidades a respeito do jogo.

   O que mais me chamou atenção em Lone Survivor é que, para um jogo indie com gráficos de Nintendinho, ele realmente aparenta ter o clima necessário para fazer frente a "mundos" mostrados em jogos de horror a la Silent Hill e cia, além de que a forma de jogabilidade é bastante original neste tipo de jogo - o personagem não só corre e atira, mas também se "esconde" nas sombras para escapar dos monstros que habitam os locais visitados. A mente do personagem parece estar conturbada, e daí começa o terror psicológico, e os personagens secundários estão MUITO a cara dos de Silent Hill. Não sei, mas arrisco-me a dizer que o Jasper inspirou-se totalmente no clássico - tem até a cena de um buraco na parede do banheiro por onde o personagem irá adentrar e possivelmente cair no tal mundo paralelo habitado por seres abissais. OBS: Para quem não está por dentro da saga de Silent Hill, esta semelhança que relatei está no Silent Hill 4: The Room, onde o personagem principal (Henry) acorda no quarto de seu apartamento achando que aquele é simplesmente mais um dia normal, e daí percebe, ao chegar na sala, que está trancado por todos os lados, ou seja, ele não consegue sair pela porta, as janelas não abrem, o telefone está mudo e ninguém o escuta. Ele literalmente some para o "mundo real". E sem mais nem menos, surge um buraco na parede de seu banheiro, buraco que serve como um "transporte" para vários lugares bizarros, e este será o elo de Henry com todo o resto do jogo (Silent Hill, personagens, cidade, etc). Ouuuu seja, é uma cópia praticamente a utilização disto em Lone Survivor, mas que possivelmente não tira em nada seu aparente promissor brilho, afinal eu acho bem legal até a ideia de utilizar referências interessantes de jogos que nos marcam pelo menos um pouco.

   E é isso, pessoal. Espero que tenham gostado deste simples post, onde eu somente fiz questão de deixar claro que aguardo ansiosamente por este jogo e estou na torcida para que ele dê certo.

Abraços e....até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário