sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Orgulho e Preconceito e Zumbis (e um grande dilema!)




   Começo esse post deixando claro que adoro o livro (Orgulho e Preconceito e Zumbis) e que também sou fã incondicional de Jane Austen - já vi tudo que é adaptação de seus livros, incluindo séries e filmes. Agora você se pergunta "Por que deixar isso claro?". Bem, porque esse livrinho aí de cima é um chamariz de controvérsias e discórdias, principalmente entre os fãs de Jane Austen que o O-D-E-I-A-M e simplesmente o julgam sem sequer lê-lo. O negócio é chegar e dizer "Droga, estragou esta história tão linda e blá blá blá" ou "Joga isso no fogo, herege!" e coisas do tipo. O problema realmente é aceitar uma releitura totalmente distorcida de um livro que você ama/adora/idolatra/sei lá mais o quê - neste caso Orgulho e Preconceito (de Jane Austen), um clássico da literatura inglesa.

   Quando foi lançado (ainda nos EUA), me lembro bem, eu torci muito para o lançamento de Orgulho e Preconceito e Zumbis (de Seth Grahame-Smith) dar certo, afinal sempre adorei esse tipo de coisa inusitada, porém nunca havia imaginado o clássico de Jane Austen (que mais gosto) sendo atirado literalmente aos zumbis numa paródia descarada. E realmente deu certo. Vendeu bem, e gerou outra paródia de outro livro clássico: Jane Slayre (que veio do livro Jane Eyre, de Charlotte Brontë). Também surgiu a transformação de Abraham Lincoln em caçador de vampiros em Abraham Lincoln: Vampire Hunter. E aí apareceram mais paródias de outros livros de Jane Austen que foram atirados no baú das releituras bizarras: Razão e Sensibilidade e Mansfield Park, mas não pelo mesmo autor destes que citei - tem o Sense and Sensibility and Sea Monsters (algo como Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos, se um dia for lançado no Brasil), e Mansfield Park and Mummies: Monster Mayhem, Matrimony, Ancient Curses, True Love, and Other Dire Delights (pode ser Mansfield Park e Múmias: Mutilação de Monstros, Maldições Antigas, Verdadeiro Amor, e [fiquei na dúvida do que viria a ser Dire Delights, enfim]). Ainda tem outra paródia que descobri por acaso, baseado no clássico Anna Karenina, o Android Karenina (hahahahahah, tive que rir!).

   Queria ler todos os que citei, mas infelizmente só sei da publicação de Orgulho e Preconceito e Zumbis aqui no Brasil, e não estou com tempo ou paciência (é .-.) de catar as versões em engRish. Enfim, eu falei muito e acabei AINDA não chegando onde eu queria chegar, na notícia em si. O negócio é o seguinte - pela TERCEIRA VEZ a adaptação de Orgulho e Preconceito e Zumbis perdeu o diretor! Caramba, eu acho que isso não sai mais. Ou não é pra ser ou então vai ser muito bom e estão amaciando, só pode. Daí entram as discussões: muita gente nem quer que isso vá para o cinema, pois, como falei antes, odeiam o livro, mas há outros esperançosos que acreditam que a adaptação pode render uma pérola do cinema trash (EUUUUUUUU, no caso!). Enfim, Craig Gillespie (de A Garota Ideal, e o remake de A Hora do Espanto) entrou para substituir Mike White na direção do longa, que já havia entrado no lugar de David O. Russel, e agora deixou a mega problemática produção alegando divergências com os produtores em relação ao elenco (#affff, deita na br!). Ainda tem a busca sem fim pela protagonista (já contam dois anos de procura): já foi Natalie Portman, Emma Stone e Blake Lively (não imaginava e, na verdade, nem queria mesmo a Serena - vulgo S. - de Gossip Girl aqui).

   A adaptação acaba realmente ficando problemática quando só contratam gente problemática. O erro aqui, na minha opinião, é a tática de quererem contratar só gente "de nome" para alavancar uma provável grande bilheteria. Poxa, coloca gente "desconhecida" aí e emplaca isso logo, garanto que daria mais certo - vejam as maravilhas que Tarantino faz com o povo que tá no gueto de Hollywood, emplacando histórias sem pé-nem-cabeça que no final acabam dando MUITO CERTO! E o pior é que o roteiro já está feito (o principal responsável é o próprio autor do livro, o que faz a promessa do filme ser bom elevar-se bastante), e mesmo assim parece que a adaptação não andará tão cedo.

   A cruel verdade por trás disso tudo é que eu, que quero muito ver isso um dia nas telonas, ainda terei que esperar muito, ou talvez nem veja (momento triste hahahahahahahah). E é isso.

Até o próximo post, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário