quarta-feira, 1 de maio de 2013

Momento Otaku: segunda parte da nova temporada de animes - 01/05/2013


 Feliz feriado para tod@s! Dia do Trabalho, agora é o momento certo para ligar tranquilamente o PC e ler o meu Blog, não é pessoal!? (hahaha) Enfim, como prometido, volto com a segunda parte da seleção de animes que fiz destacando as novidades desta nova temporada de 2013, que começou excelente. Ontem falei de Attack on Titan, hoje falo de algo totalmente diferente. Uma obra que se destaca não só pela história destoante mas pela qualidade gráfica experimental que permeia cada episódio. Adaptado de um mangá polêmico, e com uma história tensa, irei falar agora o pouco que sei e minhas expectativas acerca de Aku no Hana (The Flowers of Evil).



 Bem, para início de conversa, Aku no Hana (ou Flores do Mal) é um mangá escrito por Shuzo Oshimi, que optou por traços mais realísticos aos personagens para atenuar ainda mais a sua história, que eu não sei classificar bem, mas a colocaria como um intenso drama com muitas pitadas de horror psicológico.

 É difícil falar de Flores do Mal sem soltar algum spoiler, mas tentarei ao máximo, e também nem há tanto risco, afinal até o momento só saíram quatro episódios do anime. Apesar da trama já ter destacado seus protagonistas e montado perfeitamente seu "tabuleiro de jogo". Ou seja, o palco já está bem armado. Mas enfim, vamos ao roteiro. Takao Kasuga é um aluno colegial que não se destaca na turma. É tímido, calado, de poucos amigos e suas notas são bem medianas. Para um japonês ele deve ser praticamente considerado um futuro "zé ninguém" ou que terá um trabalho qualquer, e só. Eu diria que ele é aquela pessoa que simplesmente é alguém no meio da multidão, mas isso não importa para ele na verdade. O seu verdadeiro interesse é ler. Com uma absurda coleção de livros e uma forte influência do pai, ele sempre carrega consigo um livro e vive enfurnado nas livrarias. Daí, um belo dia, ele compra o clássico "Flores do Mal", do poeta francês Charles Baudelaire, e simplesmente se apaixona pelo livro. A partir daí a história passa de "simples apreciação de cenários e poucas falas" a um "monólogo intenso e muita simbologia aplicadas na rotina do garoto".


 Uma coisa que eu não falei, mas deixo claro agora: esta história não é para todo mundo, mesmo. E o anime, ainda menos, pois eu compararia o anime a um belo quadro que precisa ser apreciado, entendido, interpretado, mas que continuará lá, estático. Não tem atrativos chamativos, ou uma história extremamente polêmica pra atrair muita atenção. A evolução se dá de forma lenta, porém acompanhando perfeitamente o ritmo dos personagens e de seus papéis na trama, que é bem obscura na verdade. Mas eu dividiria o anime em momentos, como (posso estar enganado, afinal não o li, mas percebi isso) no mangá, que pelo jeito muda a cada volume como se o Takao estivesse descendo rumo ao Inferno, e a cada andar ele vai presenciar algo pior, até o momento final e de maior sofrimento.

 Como eu havia dito, Takao se vê em meio a este amor pelo livro de Baudelaire. Claro, eu procurei saber mais sobre o livro e achei a versão em PDF de "Flores do Mal". Eu já havia visto o livro em sua versão de bolso nas livrarias, mas admito que sequer toquei-o, afinal eu não sou nem um pouco fã de poesias, porém no anime me chamou a atenção e eu fui ver do que tratava realmente a obra. E agora, falando do livro de Baudelaire, vou colocar este trecho do Wikipédia: 
"As Flores do Mal reúnem, de modo exemplar, uma série de motivos da obra do poeta: a queda; a expulsão do paraíso; o amor; o erotismo; a decadência; a morte; o tempo; o exílio e o tédio. Pelas palavras de Paul Valéry: «As Flores do Mal não contêm poemas nem lendas nem nada que tenha que ver com uma forma narrativa. Não há nelas nenhum discurso filosófico. A política está ausente por completo. As descrições, escassas, são sempre densas de significado. Mas no livro tudo é fascinação, música, sensualidade abstracta e poderosa.» «Neste livro atroz, pus todo o meu pensamento, todo o meu coração, toda a minha religião (travestida), todo o meu ódio.», escreveu Baudelaire sobre este livro numa carta"
 Ou seja, o livro é como uma manifestação rigorosamente metrificada do âmago do autor, que grita internamente acerca do que ele enxerga nas coisas, em sua vida e na das pessoas que o cercam. Não há um segmento, é algo realmente para ser apreciado e interpretado. A história do anime pode, quase, ser comparada a isso. Mas como falei, quase. Os acontecimentos que permeiam a trama mudam o foco da narrativa de forma chocante, por isso que falei anteriormente desta gradual queda de Takao num abismo sem fim.


 Agora voltando ao roteiro do anime, Takao está psicologicamente afetado pelo livro, começa a divagar sobre os acontecimentos da sua vida, mas também sobre a garota dos seus sonhos: a menina mais inteligente da turma, que além de bonita é muito simpática e extremamente educada. Seria o total oposto do Takao, mas enfim, ele a vê como sua musa, porém nunca teve a coragem de se declarar para ela, afinal ele não vê chance alguma de sucesso na empreitada. E sua vida estava seguindo rotineira e monótona, até que um dia ele volta para casa e percebe que esqueceu o "Flores do Mal" na escola e volta correndo para lá. Ele acha o livro e está prestes a voltar para casa mas BAM, no chão próximo às carteiras da sala de aula está a roupa de ginástica da Nanako Saeki, a sua musa. Tudo enlouquece em sua cabeça. O desejo de roubar aquela roupa o possui de forma aterradora, mas ele seria um pervertido se o fizesse, ninguém o perdoaria, e daí um conflito interno o consome, mas ele escuta um barulho e, tomado pelo susto, ele enfia a roupa da garota debaixo da blusa e corre desesperado pra casa. Então, eu diria que este foi o momento que decidiu a tragédia da vida de Takao. Tudo agora ruma para o caos, tanto da cabeça do garoto quanto dos futuros acontecimentos bizarros, pois uma garota viu toda a cena: Sawa Nakamura, a garota mais odiada da classe e que senta logo atrás dele durante as aulas. Esta personagem assusta até demônio expurgado das chamas do Inferno. A menina é extremamente psicopata, e não respeita nada nem ninguém.

 Sawa aqui torna-se o centro da diabólica trama, chegando para o Takao e colocando-o num mix de chantagem e tortura. Ela diz que, para não contar que viu o garoto roubando as roupas de Nanako, ele teria que fazer TUDO que ela quisesse, e daí a loucura começa. A personagem de Nanako me surpreendeu de uma forma incrível. É muito difícil achar personagens tão complexas, mas esta garota consegue destaque. Ela, a cada momento, se revela ainda mais perturbada e com novas metas. Sem pudor, pervertida, psicopata, não há definições, e o Takao se torna a vítima perfeita para todo este estrago ser colocado em prática, afinal ele é um garoto frágil e muito inocente, mas que vai ter seu mundo abalado de forma grotesca.


 Então é isso. Não pensem que isso foi um "OH, MEGA SPOILER!", porque não foi. Essa parte da história é praticamente o início de tudo, pois o desenrolar do anime começa mesmo com o início das maquinações da manipuladora Sawa na vida de Takao, e o anime vai gradualmente crescer e abordar isto, ou seja, cada vez mais as tão citadas Flores do Mal vão desabrochar na forma mais cruel possível, até um final que não me parece nada feliz. Como falei, este não é um anime que agradará grandes públicos, por isso bato palmas para o risco absoluto que aceitaram ao investir neste anime. Só tenho a gradecer, pois está sendo, para mim, uma obra de arte, tanto narrativa quanto na qualidade técnica. Num momento onde estamos acostumados a ver tanta história artificial e sem muita profundidade, aqui está um bom exemplo de destoamento. E falando em qualidade técnica, mal o anime começou e muita gente já está esculaxando a forma que decidiram fazê-lo. Como falei logo no início do post, este anime usa uma tecnologia experimental. É como assistir um live-action pintado, ou seja, vemos os atores reais movendo-se através de muita tinta e maquiagem. É estranho no começo, mas você logo se acostuma, e percebe como isso só deixa tudo ainda mais realístico e dramático. Eu achei muito legal esta ideia, porém admito que não cairia bem para certos tipos de narrativa, mas aqui foi perfeito.

 Não posso falar muito da trilha sonora, pois não é algo que se destaque realmente neste anime, mas mesmo assim é muito boa e consegue representar bem os momentos assistidos. Além dos singles de Abertura e Encerramento, que são incrivelmente bizarros, porém servem perfeitamente para a trama. E é isso, pessoal. Escrevi muito, mas porque senti a necessidade de expressar o quão interessante estou achando este anime, e com certeza o acompanharei até o fim, mesmo podendo me decepcionar mais à frente e não esperando um final feliz, mas tudo está muito empolgante (hahahaha). Deixo vocês com o Encerramento do anime e, até amanhã com o terceiro anime do mega-post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário