domingo, 5 de maio de 2013

Momento Otaku: chegando ao final do mega-post sobre os destaques da nova temporada de animes - Abril 2013 -


 Estou de volta, um pouco atrasado, mas se levar em conta que o último post veio com um dia de atraso, este está correto (hehe). Bem, esta será a última parte do mega-post sobre os animes que tive o prazer de destacar (e que continuarei acompanhando) e que estrearam no mês de Abril. Ainda tem uns três ou quatro animes que eu poderia falar sobre, mas como tinha dito anteriormente, eu iria destacar somente os que eu realmente estava esperando ou que me surpreenderam mesmo. Depois ainda posso trazer um post sobre eles, tudo de uma só vez. Apenas para citá-los, ok? Voltando ao tópico atual, encerro estas indicações/impressões iniciais, com um anime que, na verdade, é uma continuação (ou segunda temporada). O seu nome é gigante, Ore no Imōto ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai 2 (seria, numa tradução literal, Minha irmãzinha não pode ser assim tão fofa 2), mas para os mais íntimos fica apenas Oreimo 2.


 Primeiramente, informo que Oreimo 2 é a continuação do anime de mesmo nome, só muda mesmo a numeração no final (oh..). E vale a pena destacar que toda a história, iniciada na primeira temporada, é baseada na light novel de mesmo nome, escrita por Tsukasa Fushimi. Também há uma adaptação para mangá, desenhado por Sakura Ikeda.

 Descobri, depois de um tempo, que Oreimo também gerou um jogo (de mesmo nome) para PSP, na verdade é uma Visual Novel para console. Para quem não conhece, as visual novels são, na verdade, mangás/animes em forma de jogos (numa explicação básica, seria isso). Porém, as coisas variam de visual novel para visual novel. O tipo mais comum de visual novel seria aquela onde interpretamos o protagonista e daí seguimos pela história, clicando através das falas, escolhendo perguntas ou respostas, uma rota (geralmente de algum personagem específico, principalmente quando há romance envolvido), e provavelmente terão muitos finais. Bad ends, Good ends, Subliminar end, True end, etc. Tem de tudo. Mas existem outras visual que apelam pro lado do RPG e outras onde apenas clicamos e lemos a história, sem nenhuma interação, rota, etc. Eu posso dizer que sou um ávido jogador de visual novels, mas existem muitas, e sei que não joguei nem 20% das disponíveis no mercado japonês, além de que tenho que me restringir apenas às traduzidas para o inglês, afinal eu não sei japonês (#sad). Mas, por sorte, existem muitos fansubbers norte americanos que traduzem essas pérolas. Exemplos de visual novels que geraram animes (citando, claro, os mais famosos que com certeza você conhecerá...bah, ou não), temos Steins;Gate, Fate/Stay Night, Tsukihime, Higurashi no Naku Koro Ni, Umineko no Naku Koro Ni, Phantom of Inferno, Clannad, Kanon, etc. São realmente vários títulos, e entre tantas pérolas informo que, mesmo existindo muitas adaptações, ainda há muitas visual novels com histórias incríveis que mereciam um anime, mas enquanto não chegam, o jeito é esperar (ou jogar, no meu caso, e pra dizer a verdade eu sempre prefiro as visual novels mesmo ;) ).


 Ainda no tema 'visual novel' e sobre Oreimo, me parece que o anime originou-se do jogo mesmo, não tenho certeza, mas já li algo sobre. A primeira temporada do anime contaria exatamente a rota que seguiríamos na visual novel para ir de encontro com o true end (final verdadeiro). Esta segunda temporada inicia exatamente onde a primeira terminou. E, me parece, que é nesta segunda temporada que a história do anime fica original, ou seja, foi criada esta continuação da história da visual novel após o true end, e pronto. Se não for isso, me desculpem, mas tenho quase certeza. Para quem quiser saber, conto abaixo o true end da visual e final da primeira temporada do anime, para dar início à segunda.
SPOILERRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR ALERT >>>>>>>> Ainda na primeira temporada, a Kirino, depois de muitos acontecimentos, decide seguir sua carreira de atleta nos Estados Unidos, e realmente vai para lá, mas depois de um tempo o Kyosuke descobre que ela está triste e desolada e decide ir buscá-la para trazâ-la de volta ao Japão. Quando o Kyosuke vai buscá-la acaba encontrando-a realmente desolada, e a convence que retornar ao Japão será o melhor, e ela fica muito feliz. Parece realmente que tudo voltará ao normal e todos ficam felizes. A segunda temporada começa como uma apresentação do que teria acontecido nos primeiros dias que os dois voltam ao Japão e como as coisas continuam a caminhar. É isso. FINALL DOS SPOILERS! <<<<<<<

 Tenho que falar um pouco pelo menos da primeira temporada, senão não conseguirei destacar os pontos que esta segunda vem apresentando, mas tentarei não dar muito spoiler. Big spoiler mesmo estava lá na parte de cima. Enfim, Oreimo trata da vida de Kyosuke, um garoto que está no colegial e tem uma irmã mais nova chamada Kirino. O desenrolar da história é muito louco. Na verdade o anime é bem pastelão em muitos momentos. O negócio aqui é rir mesmo, sem pudor. O Kyosuke é aquele tipo de filho meio "deixado de lado" pelos pais, pois eles só têm olhos para a Kirino, uma garota prodígio tanto nos esportes quando nas notas escolares, e também na beleza. Ela é famosa e também já ganha seu próprio dinheiro com propagandas e tal. Ou seja, o coitado do Kyo fica totalmente de lado na família, mas ele já aprendeu a conviver com isso e leva tudo na maior normalidade. Mas, nem tudo são flores, e a Kirino guarda um segredo que, segundo ela própria, acabaria com seu status social: ela é viciada em Eroges. (hahahahaha) Vamos ao que seria isso. O bom é que eu já usei todo um parágrafo para falar de visual novels, então já facilita. Eroges seriam visual novels com temas mais apelativos, ou porns mesmo. Sempre contêm romance e geralmente cenas de sexo, por isso todos são para maiores de idade. E, pra piorar a situação da Kirino, ela é tarada (essa é a palavra) por jogos com garotinhas fofinhas e que estão num relacionamento bizarro com seu irmão, daí ela diz que adora jogos de "amor de irmãzinhas". Fica claro e sempre emana esta coisa oculta de a Kirino ter uma paixão enrustida pelo Kyosuke, mas não se preocupem, o anime não apela pra coisas como incesto. Isso pode ser interpretado como a falta que ela sente do irmão e sempre ter recusado este afeto por causa do seu próprio ego anormal e orgulho. A garota é BEM hentai, essa é a palavra, mas mesmo assim, ela é pura inocência. Como isso? Assista.


 Um belo dia o Kyosuke acaba descobrindo esse vício maluco da irmã, que no final das contas também é bastante Otaku. Ela ama animes e tudo relacionado ao assunto, mas claro, a paixão mesmo são os eroges, fato. E daí o relacionamento deles acaba passando de "totalmente insensível" para "dicas e conselhos sobre a vida e muitos cuidados". O Kyosuke promete não contar para ninguém sobre o tal segredo e ainda a ajuda a se enturmar com as pessoas deste mundo que ela tanto ama: o universo otaku (mesmo ele não dando a mínima para animes. mangás, etc). Daí vão aparecendo personagens muito legais, como a Manami (amiga de infância de Kyosuke), a Ayase (amiga bipolar da Kirino e também modelo), a Saori (otaku maluca que se veste de forma bizarra), a Kuroneko (uma otaku que sempre está vestindo um cosplay da sua série de anime gótico favorito), etc. São vários personagens e, eu preciso destacar que, este é aquele tipo de anime que fica de pé exatamente por causa dos seus personagens secundários. Juro que se não fosse isso eu passaria longe, mesmo.

 Parece estranho depois de tudo que falei, ressaltar o fato de que se não fossem os personagens secundários o anime seria outra coisa. Na verdade seria BEM ruim. Mas é porque eu estaria mentindo se não dissesse isso, mesmo. Vejamos o porquê. O Kyosuke é aquele tipo de personagem idiota e totalmente manipulado pela irmã, a Kirino. Tudo bem que antes eles nem se falavam, pois a Kirino sequer olhava pra cara dele (como os pais do coitado também), mas ele parece que sempre teve essa postura de "precisar" cuidar da garota, mesmo que de forma oculta (é masoquista mesmo). Daí, quando ele descobre esse segredinho bizarro dela, aí parece que ele se encontra no paraíso. Ele parece não ter amor próprio, pois a Kirino, mesmo pedindo os conselhos dele (agora, né) e escravizando o coitado pra fazer tudo que ela quer (sim, parece que ele é quem está nas maõs dela), o trata que nem lixo. Às vezes dá uma pena extrema. Mas aí chego sempre à conclusão "que idiota". Aí chegamos à personagem que deveria ser as amarras da série, a própria Kirino. Todos os personagens, no final das contas, deveriam, e na verdade são, interligados a ela, de uma forma ou de outra. Ela deveria evoluir com o passar do tempo, amadurecer, largar essa personalidade cruel, irritante, egoísta, egocêntrica, histérica, maquiavélica, medonha (ufa, ainda tem mais, mas está bom!). Mas tenho que dizer que ela termina a primeira temporada assim (mesmo com resquícios de estar melhorando) e começa a segunda como se nada tivesse acontecido. Parece que estamos a ver o primeiro episódio da primeira temporada novamente, é insano. Ela parece até que está pior, mesmo depois de tudo que aconteceu, mesmo depois de conhecer tantas novas personalidades, mesmo depois de encarar de frente o seu vício (pois os pais dela eventualmente descobrem isso, mas cabam aceitando de certa forma), enfim, deveria ser uma evolução, mas a história não consegue fazer isso. A Kirino parece que sempre será essa metida extremamente irritante, e sem nenhum carisma. Para uma protagonista, que serve de base para o outro protagonista, também sem nenhum carisma: o Kyosuke, a coisa fica extremamente feia.


 Nem parece que estou falando de um anime destaque, depois deste parágrafo (hahaha), mas é assim mesmo. Pelo menos em relação a Oreimo foi assim comigo. Aí eu chego na parte dos personagens secundários e o real peso deste anime. É sério, todos os personagens secundários deste animes são extremamente cativantes e cada qual com suas muitas qualidades. É muito legal de se ver, principalmente a Kuroneko (que mencionei acima). Eu adoro ela, e quem assiste o anime saberá o porquê. A Saori e a Ayase também, com suas loucuras tornam-se excepcionais. E por aí vai. Repito que, sem esses personagens, eu não chegaria nem perto do anime. É incrível, mas Oreimo é extremamente simples, e como falei, se dependesse dos protagonistas estaria tudo acabado, então é difícil mesmo acreditar que possa funcionar e que eu esteja a assistir (e estava a aguardar muito) a segunda temporada, mas como falei é assim mesmo o caso. Assistam e confirmem isso por si próprios.

 A qualidade técnica do anime é outro destaque (percebam que, o que deveria se destacar realmente aqui sempre dá espaço às outras coisas, é o cruel caso de fama por meios errados, creio eu hahahahah). O traço é muito bem feito, sem nenhum decréscimo de qualidade em momento algum, e a trilha sonora é muito divertida e até empolgante. O legal, e imagino que trabalhoso, na série é que todo episódio tem uma Abertura e Encerramento diferente com singles diferentes. Deve ser muito dinheiro dragado neste processo, mas não dá pra negar que é bem legal. A cada episódio você escuta uma música diferente na Abertura e vê uma coisa totalmente nova. E os singles de Oreimo, como falei, sempre são bastante animados. A seguna temporada retorna com tudo isso.


 Convenhamos que este anime não merecia tanto falatório da minha parte, mas eu utilizei o post pra falar também das visual novels e da primeira temporada do anime, então é aceitável (hehe), foi tudo em um. E é isso, pessoal. O mega-post se encerra por aqui. Espero que tenham gostado. E como falei logo no início, ainda há animes desta temporada que estou acompanhando, e devo falar deles mais à frente num post único, pelo menos pra citar, pois estou a me surpreender com eles. Como antes não estava dando muita bola, deixei-os de lado, mas creio que eles merecem um post. Não irei citar nomes, mas são por volta de três títulos. Esperem e verão. Boa noite e até logo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário