sexta-feira, 3 de maio de 2013

Momento Otaku: terceira parte da nova temporada de animes - 02/05/2013 (atrasado, hehe)


 Chegando para postar sobre o terceiro anime do pacote de novidades desta temporada de Abril. Aproveito para esclarecer que quando digo "nova temporada 2013", estou me referindo somente aos animes lançados no início da Primavera, ou seja, começo do mês de Abril. Falo isso porque agora já estamos em Maio e mais animes irão estrear. Para quem não está muito por dentro de como funcionam as temporadas e lançamentos de animes no Japão pode achar meio bizarro, mas é assim mesmo, tem temporada que dura mais, tem temporada que vem com estreias seguidas mês-a-mês, e por aí vai. 2013 realmente está explodindo de estreias, e provavelmente Maio deve trazer algo bom também, e se for o caso eu postarei algo aqui depois. Certo? Enfim, vamos ao anime. Desta vez trago um lançamento que foi, de longe, uma das maiores surpresas para mim, pois para início de conversa eu nem iria assistí-lo. Sério. A sua sinopse canastrona/cafajeste nos deixa num limbo inimaginável, e, ao meu ver, só esnoba uma ótima história recheada de comédia, romance e drama. Me refiro ao Hataraku Maou-sama.



 Para começar, este anime é baseado numa light novel de mesmo nome (em inglês fica The Devil is a Part-Timer!), escrita por Satochi Wagahara. Nunca a li, e talvez se tivesse lido não teria tantas dúvidas a respeito de começar a ver o anime ou não, mas de qualquer forma foi uma boa surpresa colocar os olhos neste anime.

 Aqui temos aquele típico caso de "sinopse falaciosa", ou melhor, que simplesmente não faz jus algum à história presente no anime. Vou dizer agora o porquê. Hataraku Maou-sama é vendido como "e o Rei Demônio chamado Sadao, que estava quase a ponto de dominar todo o território de Ente Isla, um dia se vê cara-a-cara com sua derrota pelas mãos da valente heroína Emilia, que consegue reconquistar todos os lugares dominados pelo Rei malévolo e, plim, Emilia invade o castelo do mal e bota Sadao pra correr, mas ele consegue fugir, e adentra um portal que o leva para a Terra (sim, a nossa) fazendo com que ele perca seus poderes e tenha que viver uma vida comum, como atendente numa rede de fastfood e morando numa residência podre com seu fiel ajudante (que veio com ele pelo portal), e daí muitas coisas divertidas irão acontecer". É praticamente isso que você lê nas sinopses dele espalhadas pela internet, e eu sempre pensava "Oh, não! Mais um destes animes de comédia sem sentido, com muito conteúdo a la hentai, com alguma (ou várias) garotas que ou são muito loucas ou se fazem de besta a todo momento e com pitadas de muita bizarrice".


 Olha, hipocrisias à parte, o anime acaba tendo tudo isso mesmo que fora citado, mas o que não aceito é que esta parte do Sadao rumando à Terra em sua fuga acontece logo nos primeiros 5 minutos do episódio de estreia, portanto é só pra sabermos que ele caiu na Terra. Todo o anime é focado com as situações vividas por Sadao e aqueles que o cercam aqui na Terra. Quando lêmos a sinopse (que eu melhorei bastante comparando às que encontrei) parece que veremos isso por uns 2 episódios, e que essa "coisa" da Terra vai ser uma total piada, e só. Mas essa aventure e situação que Sadao se meteu, vai ter muitas reviravoltas e situação inusitadíssimas, que valem muito a pena serem conferidas pelo público que estava meio órfão de um anime que faça um mix tão bem feito entre comédia/romance/mistério. Sim, tem um mistério que permeia muitos momentos do anime, e daí vem descobertas, situações realmente cômicas e excelentes diálogos.

 Eu não vou falar mais sobre a história do anime, pois acabarei dando spoiler. Mas posso dizer que Sadao, que ao chegar na Terra percebe que seus poderes estão quase que esgotados devido ao fato de que neste lugar não existe magia, é um personagem cativante, mesmo que com este passado extremamente cruel. É difícil crer nisso, eu sei. Mas realmente acontece. Ele, além de "perder" seus poderes, toma a forma de um humano fraquinho e nada assustador de se ver, o que ajuda muito nesta sua "nova versão" de personalidade, que gradualmente evolui, pois ele começa a compreender realmente como os humanos são, e ao envolver-se com eles diretamente vai mudar de forma radical. A heroína Emilia, e o fiel ajudante de Sadao, também estão na Terra (Emilia consegue entrar sozinha no portal atrás de Sadao), e são personalidades secundárias que dão ainda mais vida à história. O envolvimento de todos, com a Emilia que tanto quis matar Sadao, agora encontrando-se em dúvida ao presenciar este novo "Demônio" e os seus afazeres como "humano da Terra", acaba tornando tudo realmente hilário, mas nem tudo se trata de piada mesmo. Tem romance sem apelação, e tem mistério. Começam a surgir coisas e..deixa pra lá, não contarei sobre. Vocês precisam ver.


 A qualidade gráfica de Hataraku é acima dos padrões. Realmente muito bem feita, e a trilha sonora faz bem o seu papel, mesmo sem grandes destaques. O papel de real destaque fica a cargo da Abertura e Encerramento do anime, como geralmente é. Infelizmente são poucas as produções que se destacam na trilha sonora como um todo, por isso precisam de todo hype possível nos singles cantados no início e no final (abertura e encerramento). E é isso, deixo vocês com a Abertura do anime, e até amanhã com o último(?) anime da lista.


2 comentários:

  1. eu tinha lido a sinopse desse Hataraku Maou-sama, no Hinata-sou e fiquei bastante interessado, deve ser bem legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem legal mesmo, João. Pode assistir sem medo. Ele parece estranho nos primeiros momentos mas logo muda de cara. Vale a pena.

      Excluir