segunda-feira, 14 de março de 2016

Comentando e detonando o Episódio 13 da Temporada 6 de The Walking Dead. Falta muito pouco para a season finale, porém talvez ainda dê para melhorar. Será? E, claro, retornando ao blog da forma mais agitada possível!


 Voltei, depois de um tempão, eu sei. Mas depois de assistir ao último episódio transmitido de The Walking Dead, eu pensei "Vou postar algo no Facebook para disseminar minha indignação com este episódio!", sim. Seria algo pequeno, bobagem.. Porém, mexeram com a Carol, e acabou que a minha indignação era muito grande para uma postagem de Facebook (HAHA!). Eu escrevi TANTO que seria bem melhor aproveitar este momento para retornar ao blog. E aqui estou eu. Vamo simbora que aqui tem treta das grandes e MUITO spoiler sobre este episódio!

ALERTA, POIS VAI TER SPOILER SIM! SPOILER! SPOILER! SPOILER! SPOILER! SPOILER! SPOILER! SPOILER! SPOILER! SPOILER! SPOILER!!!!!!!!

 
"Isso vai dar merda..."
 
 Bem, eu admito que esperava MUITO MAIS deste episódio, ainda mais depois do ocorrido no anterior. Prometia Carol sendo Carol! Isso já dizia tudo, porém.. "Mas teve Carol quase o tempo todo!" você pode dizer. Sim, e isso foi muito bom, principalmente porque a Carol é a melhor personagem da série (se você não concorda, sinto muito) e merece muito mais foco do que tem recebido ultimamente. Mas voltando ao porquê de um episódio praticamente 100% Carol não ter sido MUITO BOM e ter sido apenas um "filler" mediano, bem, vamos pegar o episódio desde o início e relembrar alguns momentos da série, para assim descer o malho no episódio de forma concreta.

 A Carol discute com a Maggie (agora grávida) pelo fato da mesma estar ali, naquela guerra visceral, e não em Alexandria cuidando de si e do bebê. Ela estava certa em criticar isso? Claro. A Maggie sempre foi durona e teve uma evolução muito boa na série também, mas não é só porque ela agora se acha a "Charisma lvl 900" e consegue lidar muito bem com debates que deveria estar ali em sua atual situação. Era um momento BEM desnecessário mesmo. Pessoas que poderiam estar ali no lugar dela ficaram em Alexandria, mas não.. Era a Maggie que deveria ir e colocar tudo a perder. Mas enfim, a Carol criticou e, como sempre, vem alguém dizer que ela está errada, para no final ficar provado DE NOVO que ela estava certa (porque é isso que acontece, DE NOVO, adianto logo). Bem, depois dessa little discussão o pessoal do Negan (porque até agora o Negan é apenas uma sombra que a todos domina, haha) sequestra as duas e fazem um acordo hipócrita com o Rick: uma possível troca, as duas pelo seu "compatriota do mal" que o Rick ainda não matou. Claro que fica logo na cara que isso tudo é balela e que nada disso irá acontecer. Pois bem, as duas são levadas para um "cativeiro" e lá irá acontecer o que eu chamaria de briga de egos acerca do "Sou ou não sou ainda um monstro? Eis a questão".

 O foco do episódio é esse, a Maggie e a Carol presas, sendo sabatinadas pelos "malvados" e tudo vai se desenrolando ali mesmo. Rick e cia só aparecem nos últimos segundos de episódio. Faz um tempo, nesta temporada mesmo, que a série decidiu manter o dedo pressionado na tecla 'Humanidade' e crises de consciência pipocam vez ou outra, vindo de vários personagens. Eu acho isso algo excelente, na verdade, porém a série tornou isso algo extremamente cansativo e carregado, e dramatizou demais, pois o que deveria aparecer para agitar um pouco a mesmice do mata-mata zumbi apenas está transformando personagens que tinham futuro em bananas. A exemplo do Morgan, o novo "monge" da série, que é melhor nem comentar. Eu estava até aceitando toda essa discussão vazia que a série resolveu seguir (vazia porque não gerou nada ainda além de momentos carregados e desnecessários) e o esfacelamento de alguns personagens, mas nesse último episódio da temporada a coisa superou os limites de roteiro que a própria série propôs.

"Você arrancou as minhas flores!"

 Primeiramente, para quem acompanha a série, sabe que a Carol (a qual já passou por TUDO, comeu o pão que todos os demônios amassaram) já teve o seu momento evolutivo, já alcançou um patamar que para alguns outros personagens da série ainda falta muito chão e já se definiu. Ela tornou-se fria e calculista, e isso começou ainda naquela época do Governador e da prisão (quem não lembra do "COF COF" da morte?). Ela detonou TODOS no Terminus para salvar o Rick e seu grupinho na Temporada 4. Ela sambou na cara da morte já milhares de vezes e sempre faz o que ninguém queria fazer, só para depois ser criticada. Ela assumiu esta personalidade extremamente forte e as questões sobre a humanidade (aqui na série coloquemos como "A hora em que o gatilho é apertado contra outro ser humano") diante de sua personagem também evolui com ela há tempos. Não dava mais pra mexer na Carol neste quesito, mas daí fizeram isso.. Para quê?

 Os minutos finais do episódio são sofríveis com as quedas e crises de consciência da Carol, para nada. Com isso quiseram dizer que, desde que ela teve aquela conversinha kung-fu barata com o Morgan, ela está mudando. Para muitos personagens ali essa crise é mais do que bem vinda, afinal estamos sim num momento da série que virou, REALMENTE, humanos contra humanos. Os zombies são apenas figurantes nessa guerra, isso ficou bem claro já há algum tempo. MAS a minha reclamação é sobre a Carol, a qual já passou por tudo que falei. Não dava para fazer isso com ela agora. Ficou apenas BIZARRO. Ela não piscava antes de acabar com quem colocasse ela e seu grupo contra a parede, e neste episódio ela virou uma quase-defunta por causa destes furos de roteiro. Eu, sinceramente, achei que esta queda de criatividade para com a personagem seria apenas uma desculpa esfarrapada para excluí-la da série (ou seja, matá-la), como fizeram com a Andrea (lembram?). Sim, eu estava esperando ela morrer naqueles momentos infames de "Eu disse para você fugir.. MIMIMI..". Só para recordar, eu odiava a Andrea, até que ela começou a se tornar um personagem aceitável e PLIM, morreu. Mas eu engoli a morte dela, porque para mim ela não era um personagem tão crucial - e eu ainda a odiava. Porém, a Carol não poderia ser tratada da mesma forma, e... sim, AINDA não foi. Por pouco. Mas essa "queda de pressão" da personagem foi infame e desnecessária, e quase acabou com a mesma de uma forma ainda mais tosca do que com a Andrea.

Carol na primeira temporada da série... UM SACO! Ver o que ela se tornou hoje é, ao mesmo tempo, incrível e fascinante em termos de roteiro. Então por que destruir isso? Vai saber..

 Relembrar essa trajetória da Carol e fazer certas comparações com os últimos momentos da Andrea apenas serve para relembrar TAMBÉM que a série televisiva de The Walking Dead sabe dar deslizes catastróficos diante do roteiro. Aqui temos o corriqueiro "é 8 ou 80". Preciso citar outros personagens que tiveram uma morte infame e desnecessária na série? Claro quer não. "Mas a Carol não morreu!". Sim, ainda bem! Porém, eles a "mataram" - ou a estão matando - de outra forma. Talvez estejamos prestes a ver o declínio de uma personagem que se tornou a mais badass de todos os tempos e teve uma evolução tão contraditória, porém que surpreendentemente se tornou tão incrível. O que pode ser isso? Talvez a atriz esteja pra sair da série e estão desenhando este caminho para ela. Talvez eles queiram dar mais "visibilidade badass" para outros personagens (como por exemplo, a Michonne, que virou farofa na série televisiva de uns tempos para cá). Ou, sei lá, vai ver é mesmo deslize de roteiro com o gatilho apontado para a Carol. Mas, seja qual for o motivo, isso é muito triste.

 Bem, vamos pensar positivo e esperar que esse declínio da personagem seja apenas momentâneo e possamos jogar a culpa no Morgan e pronto, ela retorna ao que era depois de uns puxões de orelha. Mas não sei, acho complicado, ainda mais agora que ela está num climinha amoroso em Alexandria e tendo estas crises de consciência baratas. Só de pensar que eles podem estar querendo transformá-la numa dona-de-casa submissa como no início da série, é um retorno à Idade das Trevas. Posso estar exagerando, talvez queiram que ela se torne uma dona-de-casa que tem uns momentos de UP de vez em quando.. (hahahahahahaha!). Infame, porém uma possibilidade real. MAS, pelo menos, não a mataram literalmente ainda, e por isso continuarei assistindo à série, porém com os dois pés atrás e de olho nos próximos deslizes fatais da série. A série já conseguiu recuperar-se de momentos toscos, como no final da Temporada 3 e início da 4, por isso é tosco ver que essa cagada pode estar prestes a ocorrer novamente. Logo agora que prometia tanto e o terreno já está bem consistente para a aparição do Negan na série. Esperar para ver, porque ao contrário das personagens de The Walking Dead, a esperança é a última que morre.

Não chora, Carol.. Pode ser que tudo ainda se resolva..

 E, ah! Já ia esquecendo. Fear The Walking Dead retorna em Abril (assim que terminar esta temporada de The Walking Dead), e esta sim promete! Para quem não lembra, eu já falei sobre a primeira temporada da série aqui no blog e, relembrando, até o momento tudo está fluindo muito bem por lá, o potencial é imenso. Portanto ainda dá pra assistir com grandes expectativas (ou não!). Acho que qualquer coisa está melhor do que esperar os episódios finais desta atual temporada de The Walking Dead. Bem, pelo menos ainda faltam três para tentarem melhorar algo...

3 comentários:

  1. Vou continuar a voltar aq, tenho esperança!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Obrigado por ter esperança, haha. E, claro, desculpa mesmo por não ter respondido mais cedo à sua mensagem (é.. demorei MESES, mas enfim). Eu gostaria muito de estar atualizando o blog constantemente, isso é um fato, pois eu amo este lugar (sim, pra mim isso aqui é uma segunda casa praticamente) e ideias não faltam, mesmo! Tenho informação acumulada para várias postagens, mas eu estou numa constante guerra com minha agenda ultimamente, para tudo, hahahaha. E este conflito realmente tem perdurado. Mas eu pretendo sim voltar, só não garanto ainda para este mês. Eu tenho várias postagens em rascunho, só para você ter ideia, mas como sempre escrevo demais (e isso por muitas vezes é um defeito) as coisas acabam ficando no meio do caminho. Enfim, novamente obrigado pelo interesse, é muito bom saber que há leitores que se interessam pelo conteúdo que você escreve, mesmo sendo doideiras em desabafo na maioria das vezes. Qualquer coisa pode falar, mandar mensagem, email, tenha certeza de que eu escuto, leio e grito se possível também, hahahahah. Abraço e volte sempre.

      Excluir