quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Fear The Walking Dead - Mais do mesmo ou mais para o mesmo? Uma pequena análise do que foi exibido até o momento na série advinda de The Walking Dead.


 É, eu sei, sumi de novo. Mas voltei, e agora vamos ao que REALMENTE importa: atualizar o Blog. E por que não com uma análise saída do forno? Decidi falar sobre esta nova série que já chegou prometendo os fundos do mundo (haha!), afinal ela se passa no já tão famoso mundo de The Walking Dead, mesmo vindo para servir de prólogo. E é exatamente pelo fato de ter surgido a partir de uma série tão famosa que ela já chegou carregando um peso/fardo amargo: se equiparar ou - se for analisar o que os criadores esperam desta - superar o que já fora construído até o momento neste "mundo zumbi" tão rico. E vamos lá!
---- AVISO ---
 Até o momento o canal norte-americano AMC exibiu três episódios da série derivada de The Walking Dead, portanto o que escrevo aqui é baseado no que vi até o momento e, claro, diante do que já conheço sobre a própria The Walking Dead e todas as suas temporadas transmitidas até o momento, afinal não adianta falar sobre Fear The Walking Dead sem citar a sua série/mundo base. Diante disto já deixo claro que esta leitura pode vir com alguns/vários spoilers sobre ambas as séries!

 Enfim, FTWD chegou - como já havia citado - carregada de responsabilidades. O que, na minha opinião, é algo bem injusto. Por quê? Bem, porque The Walking Dead, mesmo já estando saturada (é, e não adianta vir com mimimi, pois a série já deu o que tinha que dar há um bom tempo) ainda é uma bomba de audiência na TV norte-americana e isso é MUITA COISA. Portanto, esta série derivada já é uma tentativa inteligente do canal de criar um bote salva-vidas caso TWD venha a afogar-se algum dia (e eu não duvido que este dia esteja bem próximo). É o mesmo que deixar um herdeiro. Mas como TWD ainda está aí respirando muito bem, e admito que pegando algumas boas rotas de fuga diante da sua mesmice, vamos falar especificamente de Fear The Walking Dead.

 Inicio esta análise dizendo que a série começou MUITO bem. O seu terreno não necessitava de uma exploração tão profunda (este é o lado bom de ser uma série advinda de outra já tão explorada), e aqui temos a promessa de ficar a par do que seria o prólogo da série original, ou melhor, como tudo começou. Pois, como vocês bem devem lembrar, TWD já nos atira ao caos, e quase nada nos foi informado a respeito de como tudo aquilo realmente começou. Não que eu acredite que FTWD vá explicar tudo e nos presentear com a origem do vírus/doença/ventinho zumbi, mas pelo menos estamos a ver como todo o caos fora construído e como as Forças Armadas resolveram lidar com tudo aquilo. Vale lembrar também que o papel do que foi considerado Forças Armadas (leia-se polícia, exército, etc) em TWD sempre nos levou a acreditar que eles sabiam de tudo (ou quase tudo) e apenas deixaram os civis na mão, porém FTWD está nos dando algumas respostas que contradizem isso UM POUCO: vemos policiais apenas se precavendo (afinal é claro que eles saberiam de coisas antes dos civis, mas quase nada) e o exército sabendo de algo a mais, porém com um Q de surpresa no ar ainda. Ou seja, há muita teoria para ser construída/debatida ainda e tudo leva a crer que esta doença vem de uma camada muito mais oculta do que podemos imaginar. Talvez nunca sejamos apresentados às verdadeiras respostas, pois o foco do show não é esse, mas pelo menos agora sabemos mais.

 
 Fear, ao contrário de TWD, começa na "paz", apenas com dramas cotidianos familiares. Tudo segue e o mundo nem sonha com um caos zumbi abissal, porém logo as coisas começam a mostrar-se estranhas. Casos isolados começam a pipocar nos rumores urbanos e apenas algumas pessoas muito conspiratórias começam a enxergar a verdade por trás do que está acontecendo (como por exemplo o personagem Tobias - um dos estudantes da escola onde a Madison trabalha - que começa a atirar spoilers do que irá acontecer, mas ninguém lhe dá crédito).

 Até o momento temos quase nada, mas já podemos perceber que o foco da série é explorar a tensão familiar e não tanto o caos sanguinário zumbi. E isso é bom? Na minha opinião, sim. Penso desta forma diante de tudo que já ocorreu com TWD. Lá tudo começou com mata-mata-mata-mata, morde-morde-infecta-infecta, sangue-sangue-MUITOOOO-sangue, e foi isso. Foi legal até, mais ou menos, a terceira temporada, mas depois aquilo era apenas repetição/linearidade. Diante disso, e com a mudança de Direção e Roteiro, a série tomou um rumo diferenciado que foi o de explorar exatamente o que FTWD já começou explorando muito bem: os personagens. E, como falei no início, TWD mesmo na mesmice está conseguindo se segurar somente por causa disso, apesar de que o gore sempre continua em alta, mas a série é isso e precisa sim mostrar isso, mas pelo menos há um equilíbrio muito maior agora. Se pararmos pra pensar, isso é até um caminho que precisava - obrigatoriamente - ser explorado, afinal o mundo SÓ TEM ZUMBI praticamente agora, portanto o que precisa ser analisado/explorado é o que restou da humanidade e não como o que restou dessa vai se transformar em mais um devorador de carne sedento (isso é consequência). Era divertido ver o zumbi como protagonista no auge da invenção dos zumbis. George A. Romero (A Noite dos Mortos Vivos) já fez isso muito bem, e até mesmo ele já saturou-se. Então por que um programa de televisão que fala de um suposto apocalipse zumbi precisa continuar nisto? É exatamente por ser uma série televisiva que as coisas precisam de novos ares, eles precisam se atualizar, e Fear The Walking Dead é exatamente isso, ou pelo menos é o que está se mostrando.


 O conjunto de personagens de FTWD acaba sendo algo absurdamente novo, por incrível que pareça, e é outra coisa que ajuda demais a série. Não porque a série começa antes do caos, mas porque os personagens são realmente diferentes de tudo que já vimos. Eu não estou falando de características pessoais, afinal temos o viciado em drogas, a controladora, a metida a inocente, muitos idiotas, etc. ou seja, tudo que já vimos (principalmente em TWD), mas a união destes é algo totalmente novo e muito interessante. Só o fato de termos agora um cara que acabou "preso" com o seu atual e antigo relacionamento (isso inclui esposa, ex-esposa e filhos) numa mesma casa, diante de um apocalipse zumbi, já é algo para se cair o queixo. Mas admito que o meu foco está na personagem Madison (a atual esposa de Travis), uma mulher que de cara aparenta ser apenas uma controladora chata e apenas isso, mas que esconde uma fragilidade imensa, apesar de - até o momento - ter tomado as rédeas das situações mais difíceis que nos foram apresentadas. Ela não é uma cópia barata da Carol (de The Walking Dead, e a qual é a minha personagem favorita da série), não chega nem perto disso, mas mesmo assim apresenta similaridades com a mesma e ainda nos entrega muitas coisas novas, afinal ela já começa sendo o que a Carol é agora em TWD (quer dizer, nem tanto, afinal a Carol agora é uma psicopata que aterroriza criancinhas, hahahaha!), vive um dilema com um filho problemático viciado em drogas e ainda é obrigada a conviver sob o mesmo teto com a ex-esposa e filho do atual marido. É praticamente a personagem que carrega o maior peso na série, e é, nada mais nada menos, que vivida pela atriz Kim Dickens (que é uma excelente atriz, apesar de não ser tão famosa).

 Com um conjunto tão promissor, tanto no Roteiro quanto no segmento com os personagens, eu diria que Fear The Walking Dead tem tudo para dar certo se continuar crescendo desta forma. Fiquei sabendo que ainda haverá uma webserie derivada que irá se passar dentro de um avião durante esse início de caos, e que o personagem sobrevivente desta bizarra situação irá se juntar ao elenco regular na segunda temporada de FTWD. No total a webserie terá 30 minutos (claro, juntando todos os mini-episódios). Não vejo a hora de poder assistir! Mas admito que algo me assusta um pouco: mesmo atingindo números bombásticos de audiência, FTWD não está conseguindo alcançar as marcas regulares de TWD. Isso deve ser exatamente porque a série começou em outro pé - bem diferente, diga-se de passagem! - e ainda tem o fato de que as pessoas acham que irão ver apenas mais do mesmo, o que é bem triste porque aqui temos MUITO MAIS adicionado ao mesmo, então apenas estamos presenciando uma evolução do mundo de The Walking Dead, não uma transgressão. Eu torço para que isso seja apenas algo inicial, pois eu adorei Fear The Walking Dead e irei odiar vê-la ser cancelada apenas por não conseguir alcançar a marca de sua predecessora. Para mim, FTWD já é bem mais do que TWD, e que assim continue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário