quarta-feira, 6 de julho de 2011

Nas Montanhas da Loucura - POR FAVOR, DEL TORO. FAÇA ESSE FILME LOGO! PARE DE ENROLAÇÃO! [E INVENÇÃO!]


Boa noite a tod@s!

  Eu nem ía falar sobre nada hoje (correrias de final de período!), mas uma notícia me obrigou a vir aqui desabafar. Guillermo Del Toro disse ter uma nova ideia para fazer sua versão do clássico de H.P. Lovecraft virar realidade. Qual?

Baixar a censura para viabilizar o filme!

  Ok, Del Toro. Gosto muito de você, mas.. isso me cheira a desespero. Afinal o cara já tinha um projeto definido que prometia DEMAIS (tirando o fato de Tom Cruise ser o protagonista - BLERGH!) e fazia questão de ter um censura R (17 anos nos EUA) - e o orçamento de US$ 150 milhões, somado à classificação, porém isso assustou o estúdio. Aí nessa frustração pra conseguir o "aval" de um novo estúdio (ou quem sabe a Universal novamente? o_o), ele vem com essa:

"Não vou desistir. Nas Montanhas da Loucura já me acompanha há 13, 14 anos. Quando penso que se eu não fizer certo filme ninguém vai fazer, eu insisto neles. Se eu não tivesse feito Hellboy, acho que ninguém faria. Com O Labirinto do Fauno, a mesma coisa. A maneira como eu planejo fazer Montanhas da Loucura é muito peculiar, então eu acho que se eu não insistir, jamais verei essa versão ser feita", disse.

"O filme pode perfeitamente ser classificação 13 anos, mas contratualmente eu preciso protegê-lo [de ingerência do estúdio]. Não tem nada no filme que seja palavrão ou situações sexuais, nada disso. Mas o que aprendemos com Don't Be Afraid of the Dark [filme censura 17 anos que Del Toro produz] é que a intensidade de algumas situações acabam elevando a classificação. Na minha cabeça, Don't Be Afraid of the Dark é um filme 13 anos".

"Vou continuar insistindo. A Universal continua interessada em fazer o filme. Quando eu terminar Pacific Rim, vou tentar realizar [Nas Montanhas da Loucura] imediatamente. Eu já sabia que era uma aposta arriscada. Na verdade, foi um milagre o fato de quase termos entrado em produção", completa.

  OKAY, é o seguinte, continuo achando (mesmo depois de tanta justificativa, afinal o discurso do diretor mudou de cara já um monte de vezes nesse processo de anos que eu venho acompanhando em notícias e mais notícias) que é somente um meio mais "fácil" de conseguir emplacar o filme. Eu só espero que isso não mude muito o foco que ele planejava construir na adaptação - afinal, Del Toro, esse livro é um dos meus favoritos. Não transforme-o numa versão teen-aceitação só pra conseguir vendê-lo, por favor!
  E o pior de tudo é que eu confio demais na capacidade de Del Toro em criar universos de fantasia, ainda mais aqueles mergulhados em horror, ou seja, num mundo sombrio. E ele sendo fã de Lovecraft, e tendo 'Nas Montanhas da Loucura' como obra preferida deste autor, eu espero MUITO dessa adaptação, mesmo! Eu posso estar muito enganado, mas acho que daqui pode sair uma adaptação literária com mais afinco e dedicação do que o que ocorreu a Peter Jackson e seu 'O Senhor dos Anéis', resultando num longa metragem excepcional. Sei que me empolgo demais ao falar da adaptação em si de 'Nas Montanhas da Loucura', pois as histórias de H.P. Lovecraft para mim são as melhores em se tratanto de horror, e no mundo das telonas não conseguiram dar-se muito bem (tirando o magnífico curta - Call of Cthulhu, de 2005, que foi feito em preto-e-branco e com muitooo estilo, conseguindo captar toda a atmosfera da principal história de Lovecraft), afinal não teve um diretor que conseguisse transportar o universo único de Lovecraft para as telas (sim, só lendo pra saber!). Mas, TALVEZ, agora possa ser o momento de quebra desta parede entre o mundo de Lovecraft e a Sétima Arte, pois Del Toro pode fazer um bom trabalho. O problema é exatamente essa maneira que Del Toro está pensando em utilizar para construir isso, pois sei muito bem que orçamentos no mundo do cinema e decisões forçadas por estúdios megalomaníacos pode DESTRUIR um filme, principalmente adaptações literárias.
  Enfim, o negócio agora é esperar os dois próximos filmes de Del Toro - 'Don't be Afraid of the Dark' e 'Pacific Rim', para depois torcer (rezar, pedir milagres, macumba, análise sintática, etc) para 'Nas Montanhas da Loucura' sair do papel, bem definido e sem desconstruções técnicas! (só MILAGRE!)
E é isso pessoal. Abraços e até o próximo post!

Só esclarecendo que o desenho utilizado neste post é uma arte encontrada no site DeviantArt para retratar o "achado" descrito na história de 'Nas Montanhas da Loucura', e deixar claro também que roubei um pouco da notícia publicada no site Omelete. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário