terça-feira, 5 de julho de 2011

Convite de casamento nada esclarecedor + Secret Files = Secret Files 3!


Boa madrugada a tod@s!

  Primeira notícia sempre é uma primeira notícia - cheia de tensão e "OH MEU DEUS, O QUE SERÁ?", ou talvez nem seja assim, mas ah, vamos à notícia! Já que defendi tanto meu gênero favorito de game: o adventure, no meu post anterior (primeiro post!), nada melhor do que começar com uma notícia SOBRE um adventure. =)


  Bem, antes de mais nada acho (tenho quase certeza) que 98% das pessoas que visitam-visitaram-visitarão este blog não fazem ideia do que seja um adventure-game, então por que não introduzí-los a este mundo de mistérios e pura paciência? hahahahahaha. De uma forma simples pode-se dizer que é um jogo que envolve quebra-cabeças e uma história que tem como objeto um mistério, mas isso fica tão vago, e FICA MESMO! Porque se você conhecer outros gêneros de games pode dizer que isso é um casual-game, puzzle-game, RPG, action-adventure (pra mim esse é modinha!), e por aí vai (já tem até RPG-adventure! o_o). Daí entro na explicação que, para mim, é a que não vai deixar dúvidas - um adventure, um puro adventure (sim, estou no meu momento Voldemort separando os puros-sangues dos sangues-ruins - MUAHUHAHA! - mas explicarei  o porquê depois), é aquele jogo que possui uma história construída envolta de um objeto: uma investigação, uma jornada, um mistério a ser desvendado, ou seja, de uma real aventura. Mas aí vem a diferença principal, o detalhe fundamental que afasta os jogadores aficionados por uma boa história dos aficionados por uma boa história porém sem paciência alguma e com um rompante louco de querer "mais ação" - o fator resolver quebra-cabeças, seja ele o de juntar peças do inventário, unir algum objeto a outro pra formar algo que será usado mais à frente na história, dialogar com muitos NPCs para procurar pistas ou simplesmente descobrir que a Sra. Cortez irá para sauna do navio ao meio-dia e com isso você pode entrar no quarto dela e vasculhar sua mala e descobrir que ela era uma espiã russa levando documentos secretos (ufa..!), etc. É isso, um real adventure não é para todos, mas para quem gosta é um prato cheio, e o melhor - garanto que se o adventure for bom mesmo e conter enigmas cabeludos a la MYST, a campanha de jogo que você pode pensar "Ah, é curto demais!" pode transformar-se em 40 horas ou mais facinho simplesmente porque você travou em um quebra-cabeça medonho, ou CLARO, se você não for ler um walkthrough/detonado/passo-a-passo do jogo, né?!
  E outra coisa que pode sim afastar um jogador e fazer uma linha tênue entre um casual gamer e um hardcore gamer - o (que muitos insistem em dizer "finado") point-e-click, ou seja, um jogo onde vc simplesmente comanda através do mouse e sua seta, literalmente você aponta-e-clica. Claro que muitos adventures utilizam um comando teclado-mouse, mas poxa, não dá pra negar que um adventure com point-e-click é sempre "puro de coração" hahahahahahaha (ótimo, se eu estivesse num fórum acalourado iriam me xingar até a morte, mas é minha opinião, ok?!), afinal você vai estar geralmente clicando em objetos, procurando pistas, clicando em NPCs, utilizando "lupas invisíveis", é bem mais cool. =P Nossa, e agora vem a bomba - depois de eu falar tudo isso do point-e-click, eu tenho que admitir que o meu adventure favorito-marcante-insuperáveldetodosostempos é um que não utiliza o POINT-E-CLICK, yeah! hahahahahaha. Esse adventure (que todos deveriam jogar e prometo que quando eu estiver com muita paciência, pois afinal escreverei MUITO -sim, mais do que já escrevo ¬¬) chama-se Grim Fandango, e não entrarei em mais detalhes sobre ele porque como eu falei, eu prometo trazer uma análise completa dessa pérola um dia e falarei dos seus controles, mas SIM, não é point-e-click he-he-he. Por outro lado tenho favoritos também, e todo esse resto é apontar-e-clicar: The Longest Journey, Gabriel Knight, Syberia, Still Life, MYST Revelation (esse além de point-e-click é em primeira pessoa hahahahaha), Runaway, Black Mirror, e por aí vai! São vários, e acho que deixei claro o que queria dizer, então... AGORAAA a notícia, simmmm, ainda não tínhamos chegado nela (P-Q-P! <- não pense isso!).
  Ironicamente, a série adventure 'Secret Files' é uma das minhas favoritas, porém não chega a tanto, mas essa novidade me agradou DEMAIS - a chegada do terceiro game da série! E essa imagem que trago no início do post é a única "imagem" disponível sobre ele até o momento, e CLARO, fiz umas alterações sombrias nela (por favor criadores, não me processem, mas eu tinha que falar! =x). Primeiramente quero deixar logo claro que não soltarei spoilers sobre os primeiros dois jogos da série, somente digo que neles os protagonistas sempre são a Nina Kalenkov e o Max Gruber (um casalzinho mega-clichê, onde a jovem tem uma voz MUITO IRRITANTE - pelo menos na dublagem americana, já que a original germânica tem sentido! - e o cara é o metido-a-herói-galante-inteligente-que-sempre-ajuda-a-moça-apesar-desta-sempre-dar-uma-de-individualista), e nas duas ótimas aventuras, obviamente, eles têm um envolvimento e BAM, é anunciado o jogo 3 num convite de casamento com (diga-se de passagem!) a imagem da propaganda do jogo 2 (que feio hein, Deep Silver! =P).
  Depois de tanto "esculaxo" você deve estar se perguntando "Tá, então por que ele falou bem do jogo antes?". Err, porque os jogos SÃO ótimos mesmo, sério! Só têm alguns defeitos, infelizmente como a maioria possui - dublagem aporcalhada na transição do país de origem pra América do Norte, muitos clichês de adventures anteriores e alguns outros, mas garanto que isso é o de menos (mesmo eu fazendo tanto estardalhaço antes!), e quando eu fizer uma análise deles (sim, farei. Um dia! E, não. Não é fala de político que sai prometendo tudo e não faz nada. Eu vou tirar um tempo só pra publicar críticas de jogos e farei de todos os que eu mencionei, afinal merecem!) aí sim tudo isso ficará esclarecido, ok? Bem, então pelo visto 'Secret Files 3' só tem essa novidade: o PROVÁVEL (pois talvez seja uma fachada pra nova aventura - NUNCA SE SABE!) casamento do casal protagonista, que sairá em 2012 e... só isso. Mas o que me deixou feliz foi saber que será feita uma continuação para uma série tão boa. Eu estava achando que parariam com Secret Files, afinal a Deep Silver começou outra série adventure (Lost Horizon), também com um casal protagonista, porém passando-se em outra época e outras etnias, e outro estilo de gráficos, e já prometeu continuação porque o jogo foi muito bem aceito (sim, eu mesmo adorei!), além de estar mega envolvida agora com o jogo de ação zumbizada (Dead Island - um RPG de ação com zumbis que SIMMM, quero jogar!), mas estava enganado. Secret Files 3 chegará, ou seja, o pedido dos fãs foi atendido! (sim, eu via um bando de gente em fóruns catando notícias sobre uma provável continuação de Secret Files, e deu no que deu!).
  Agora é esperar pra ver o que vem por aí. E é isso pessoal, o que era pra ser notícia virou dilema, mas isso é legal hahahahahaha, pelo menos gera assunto e eu tenho que expor minha opinião sempre, não é? Espero que tenham curtido.
Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário