domingo, 29 de janeiro de 2012

Um mundo gamer limitado, e isso por causa dos próprios gamers. Que vergonha!


Olá a todos e todas!

  Faz um bom tempo que não publico nada aqui, mesmo! Desculpem, afinal a pessoa faz um blog, promete escrever e some por décadas! hahahahahaha, mas é a vida. Mas estou de volta finalmente, acho. =)

  Mas bem, o que me trouxe aqui na verdade foi uma indignação que senti ao ler uma certa "notícia" num certo site brasileiro de games, um site grande (diga-se de passagem), mas que pelo jeito não anda bem das pernas, principalmente por parte da moderação que não barra mais nada, deixando passar tudo, principalmente no que diz respeito aos comentários acerca das notícias. Por princípios éticos, não direi o nome do site nem da notícia, mas não importa, eles somente incentivaram-me a escrever algo a respeito disso que, acho, ser uma vergonha e um atraso, não só para a comunidade gamer, mas para todos, sem distinção.

  E tudo começou numa galáxia distante...


  Sim, e no universo de Star Wars, mais precisamente.

  Para quem não sabe, foi lançado no final de 2011, pela parceria impensável (pelo menos para mim) da empresa Lucas Arts com a BioWare, um joguinho que somente mudou o rumo dos jogos online (MMO, ou melhor, Massively Multiplayer Online Game) - Star Wars: The Old Republic, ou como muitos resumem, simplesmente SWTOR.

  Então comecemos pela BioWare e como ela (para mim pelo menos) conseguiu expandir o mundo dos games com seus jogos 'cabeça-aberta', não só nos presenteando com grandes histórias, como também aprofundando e humanizando os seus (e nossos) protagonistas. Fazendo com que saibamos que no mundo dos games não só existem aqueles personagens imortais, perfeitos, adorados, fortes e, claro, héteros! Bem, toquei na ferida propositalmente porque afinal é nesse ponto que quero chegar, mas espere mais um pouco, deixe eu terminar a historinha. Prometo ser breve, ou não. 

  Se conhece a BioWare então com certeza conhece seus jogos - Star Wars: Knights of the Old Republic, Dragon Age: Origins, Mass Effect, etc. O que esses jogos têm em comum, além das suas épicas histórias? Bem, aí vem o toque especial da empresa: as escolhas morais. Se já teve algum outro jogo que possuísse isso, me digam pois eu não conheço. Até onde sei, a BioWare é a pioneira nesse quesito. Pioneira, aventureira e corajosa. Por quê? Porque em seus jogos as escolhas morais não são simples decisões de matar ou não matar, ser bonzinho ou ser muito mau. O que você tem aqui são árvores de diálogos complexos que, no decorrer da história, ajudam não só na construção do seu personagem (criado no começo do jogo, podendo ser um homem ou uma mulher), mas também no seu futuro incerto como o mesmo intrincado nessas decisões. Sim, e aí vem o que para muitos parece ser uma bomba - você pode seguir seu caminho como hétero, gay, lésbica..sem problema algum. Isso está presente nos diálogos? Sim. Isto é apresentado para nós em cenas representativas? Sim. E sim. Chegando nisso, pergunto a você, caro leitor "Isso é um problema para você?". Bem, se sim, eu realmente acho que você é que possui um problema, sério.

  Se teve um erro que a BioWare cometeu foi o de reprimir algumas coisas em seu jogo Mass Effect (o 1 e o 2), e isso no que diz respeito à sexualidade do personagem. Eu adoro Mass Effect, mesmo, principalmente o 2, mas tenho que admitir que o acho um jogo machista, pois meio que deixa isso bem claro ao nos impor somente a possibilidade de ser hétero e ops.. gay? Não, somente lésbica. Hã? Sim. Seria um jogo como qualquer outro se não tivessem limitado isso, que para mim não passa de uma desculpa descarada para que homens façam um personagem feminino para ver mulheres se pegando. E não é verdade? A empresa depois admitiu que tinha tudo construído para levar adiante toda uma história gay para o personagem, mas depois "resolveram" tirar ela e deixar somente a possibilidade lésbica. Não me entendam mal, eu acredito que isso ainda continua sendo bom e um avanço, mas o que não dá pra entender é exatamente isso: lésbica e não gay. Mas enfim, o jogo continua sendo ótimo, mesmo! Mas como estou tratando aqui de outras questões, não posso apenas focar-me em sua história. Já Star Wars: Knight of the Old Republic e Dragon Age: Origins (e as respectivas continuações destes) não sofrem desse mesmo mal da 'repressão seletiva', hehe. A boa notícia é que, no lançamento que se aproxima (Mass Effect 3) a BioWare resolveu ouvir o público e "corrigir" seus erros dos jogos anteriores, e sim, a possibilidade gay estará lá. Um avanço, principalmente no que diz respeito a respeitar toda a comunidade LGBT. Ela lutou, dialogou, esteve presente nos fóruns e provou que a comunidade gamer possui sim muitos gays que querem ser representados por seus personagens in-game. Claro. Por que não? Coisa mais lógica não poderia existir. Mas sim, para muitas pessoas isso ainda é uma coisa hedionda, e infelizmente, pelo que tenho visto nos fóruns de game brasileiros a coisa é tão retrógrada que é melhor nem ler.


  Depois da historinha e de praticamente deixar claro a que veio esse meu post, vamos partir finalmente para o que o gerou - Star Wars, seu jogo online revolucionário e uma notícia infame com comentários que deveriam ser eliminados da face da Terra.


  O certo site que comentei publicou uma notícia sobre a BioWare estar implementando a possibilidade de escolhas no que diz respeito a ser gay ou lésbica in-game no jogo online de Star Wars. Sim, normal, afinal como falei se trata da BioWare. Era meio óbvio que isso surgiria no decorrer do lançamento. Mas, a polêmica agora seria porque o jogo é ONLINE, ou seja, qualquer um com mais de 13 anos pode legalmente jogar o game interagindo com qualquer outra pessoa no mundo fictício do mesmo. Então aí vem, além dos insanos comentários presentes na notícia de extremo ódio em relação à possibilidade homoafetiva no game, o Conselho de Pesquisa Familiar (de Washington) pronunciou-se à respeito dessa adição ao jogo (e pra dizer a verdade, a notícia do site fora criada em cima disto mesmo, só pra enfatizar a coisa):

"Olá, sou o Tony Perkins do Conselho de Pesquisa da Família em Washington, DC. Em uma galáxia não muito distante, os jogadores de Star Wars já passaram para o lado negro. O novo jogo Star Wars: The Old Republic, adicionou uma característica especial: as relações homossexuais. Bioware, a empresa que desenvolveu o jogo, disse que o lançamento de um componente de romance de mesmo sexo foi feito para satisfazer algumas queixas. Que surpreendeu um monte de jogadores, uma vez que a Bioware havia deixado claro em 2009 que "gay" e "lésbica" não existem no universo Star Wars. mas os pais não estão felizes com isso. No site do jogo, existem mais de 300 páginas de comentários - muitas delas expressando a raiva que os seus filhos vão ser expostos. Você pode se juntar a eles, registando-se para reclamar."

  Surpresa nenhuma também a respeito disso, afinal esse famigerado Conselho é famoso por sua enorme lista de queixas a respeito de tudo. De filmes a jogos e de jogos a latas de sardinha que tenham um peixe com algum formato estranho que possa revelar ser de algum órgão genital. Enfim, onde quero chegar? Na real surpresa, que nem é tanta assim na verdade: a homofobia clara e expressa tão vivamente e com ódio tão presente nas palavras escritas através de comentários numa só notícia acerca de um jogo. A coisa poderia passar batida se fosse algo que as pessoas simplesmente não aceitam, mas não, precisam clicar na notícia e comentá-la ávidamente tendo que deixar ali exposto que, além de ser contra, odeia gays e lésbicas e tudo o mais que seja relacionado, afinal existe uma teoria de que grupos secretos estão difundindo e permeando a relação homossexual para que não sejam gerados mais seres humanos e que assim o mundo acabe (sim, eu li isso por lá), e que ter uma escolha homo no jogo somente o estraga porque jogo é coisa de macho (claro que li isso por lá também e sei que você já tinha adivinhado isso).

  É muito triste ter que presenciar atrasos como esse presentes tão abertamente em uma comunidade de notícias, mas a decepção e o motivo real deste meu post é ver que, pelo menos no Brasil, a comunidade gamer está altamente permeada de pessoas que, além de atrasadas, não contribuem em nada para o avanço dos games, em todos os aspectos. Pois se você não é gay ou lésbica, por que impossibilitar que algo assim possa existir num jogo? Pelo que eu saiba, o jogo somente ganha mais conteúdo, mais escolhas e mais história, além de que tudo no jogo não passa de uma opção, algo que você poderá decidir durante o jogo. Não irá afetar sua vida e não irá afetar os jogos dos "héteros convictos", hahahahahahah. Para mim isso é medo de sentir vontade de seguir o outro rumo do seu personagem para dar uma fitadinha no outro lado da história, só pode, pois não há qualquer outro motivo. Ah não, há sim, costumes e atrasos difundidos tão abertamente numa sociedade que teima em não evoluir. Pois há tanta coisa para ser discutida e centralizada para ficarem perdendo tempo em fóruns de games somente para explorarem seus lados extremamente homofóbicos.

  E uma coisa que é bastante interessante é perceber como as pessoas parecem cegas, afinal não há um jogo sequer da BioWare que não fora premiado, na verdade, todos levaram uma ENORME quantidade de prêmios, pois afinal SÃO MUITO BONS. E garanto que não foram somente suas histórias que deram isso a eles, mas também a aceitação de que mais pessoas possuem o direito de serem representadas pelos seus personagens in-game, e que a humanização nos games começa por aí - moralmente.

OBS: podem perceber na notinha de Tony Perkins do Conselho de Pesquisa da Família que ele cita "[...]uma vez que a Bioware havia deixado claro em 2009 que "gay" e "lésbica" não existem no universo Star Wars.". Bem, infelizmente ele está meio certo quanto a isso. Parabenizo a BioWare pelo que construiu até agora mas ela também cometeu erros - como citei na notícia também. E esse fora um deles. Já que no seu primeiro jogo de Star Wars: Knight of the Old Republic ela deixou a opção de poder ser gay ou lésbica, porém na sua continuação direta não, afirmando que o mundo de Star Wars como conhecemos não pode existir gay ou lésbica. Um comentário absurdo, sim, afinal esse é o mundo de Star Wars conhecido pois foi esse que nos foi mostrado nos filmes (George Lucas iria fazer a Princesa Léia ser lésbica? Não, né?) e também temos que estar cientes de que a marca Star Wars move muito dinheiro, além de uma cadeia de fãs enorme, então é claro que isto esteve envlovido na polêmica. Ou seja, o Conselho só está usando essas "brechas" para conseguir completar seu bolo extremista, distorcendo palavras, aproveitando a fama de Star Wars e apelando pra palavrinha online.

  É isso pessoal. Recado dado. E espero que agora eu tenha voltado com tudo ao blog, hehe. Sei que alguns podem não gostar da minha defesa em relação ao tema, mas não posso deixar de expressar o que me revolta. Defendo sim uma maior expressão nos games, pois somente consigo enxergar nisso um avanço, e se reclamam agora disso porque o jogo é online, que mandem os pais fecharem as contas de seus filhos, mas lembrem a eles que seus filhos queridos não terão a opção na vida real de escolher o seu "lado da força", pois isso já está decidido e não será um jogo que o ajudará a criar e explorar isso, talvez somente o ajude a aceitar o fato mais abertamente. =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário