sábado, 28 de julho de 2012

Silent Hill: Revelation 3D (trailer e alguns comentários sórdidos, porém positivos)

Eu sou a Heather mesmo? Devo ser, estou no carrossel macabro do parquinho de Silent Hill!

 Sim pessoal, voltei, depois de meses! Motivos do desaparecimento? Vários, mas vamos ao que interessa: notícias! Viva! Nada melhor do que comentar sobre a amaldiçoada Silent Hill, nos vários sentidos da palavra.

 Acabou de sair o trailer do mais recente movie da série Silent Hill das telonas, como falei, das telonas! A série de games já está no oitavo episódio da franquia e não anda nada bem das pernas, tanto que a empresa responsável pelo último game, a Vatra Games, vai fechar. Oh my God! Sim. Eu queria dizer que tudo isto é um exagero de fanboys que ficam trollando os games e tal, mas como fã fiel da franquia, digo, os últimos games realmente foram ruins. Silent Hill, infelizmente, tornou-se um caça-níqueis, que nem Resident Evil, diga-se de passagem. Eita, o esculacho aqui é só para uma série, não mais, depois eu esculhambo outras. Voltando!

 Depois, talvez, eu entre em mais detalhes sobre os games de Silent Hill, pois há muito o que conversar, e vocês sabem que eu adoro conversar. ;) Então melhor reservar este post somente para o novo filme mesmo. Bem, vejamos, primeiramente deixo aqui para tod@s o trailer mais recente do bizarro (que promete!) filme de Silent Hill, loucamente chamado de "Revelation 3D" (louco para saber o que vão revelar, porque se for porcaria, já vimos isso no primeiro filme, então nem isso seria revelação, portanto espero que a revelação seja de que O FILME É BOM!) -ironiamodeon


 Como podemos ver, pelo mix de tudo que existe na série Silent Hill (se bem que o primeiro filme já fez isso!), realmente terão que revelar como este roteiro sem eira-nem-beira vai desenrolar-se. Acreditem em mim, mesmo!

 Pelo que podemos ver, até agora, pegaram a protagonista "Heather" (game Silent Hill 3), o Pyramid Head again (games Silent Hill 2 e 5, apesar de só aceitar que ele faça parte do 2), o carinha (que parece ser algum par romântico da Heather, WTF!) lembra um pouco o protagonista do game Silent Hill 4, e por aí vai. De universo em universo a gente chega lá, algum dia! Enfim, mas aparentemente, o maior peso deste filme mesmo fica a cargo do roteiro do terceiro game da série, pois eu consegui visualizar tudo dele neste trailer. Não vou falar sobre, logicamente, pois seria tudo um big spoiler, mas posso afirmar que sim, no Silent Hill 3 existe mesmo uma revelação (daquelas!), MAS no universo dos games, afinal nele será explicado praticamente TUDO acerca de Silent Hill. Ou seja, como o primeiro filme já era sem-pé-nem-cabeça, não tem como revelarem a mesma coisa do jogo. Portanto só podemos esperar alguma bomba mirabolante. Admito que estou curiosíssimo para descobrir o que eles vão inventar, mesmo! hahahahahaha Mas devem fazer algo próximo do que já existe na série.

 Quando fazemos um momento flashback, e retornamos ao primeiro filme de Silent Hill, é tanta informação que misturaram por lá que chega dá dor de cabeça. Trocaram personagens, inseriram o Pyramid Head logo de cara, sendo que este só pertence ao pesadelo do protagonista do segundo game (concordo que o Pyramid é um ícone, e de longe o monstro mais significativo da série, mas ele não é pop, ele é apenas a representação da mente de um fetichista, e só este é assolado pela perseguição macabra dele, só), inseriram até coisas de Silent Hill: Origins (um game meio que spin-off da série), enfim, é muita coisa para uma mente sã. Mas aí chego naquele momento "Peraí, sério que ele só falou mal para depois falar bem!?". Humm, mais ou menos isso. É que, na verdade, eu não posso discordar de que o filme tem o mérito, com honras, de captar o clima altamente sombrio e hardcore da série.

 Para quem conhece os jogos, sabe que o roteiro, principalmente do primeiro game, é muito pesado. Eu me arrisco a dizer que nenhum outro game mergulhou tão fundo na adição e mix de elementos tão polêmicos como: religião, drogas, corrupção, ocultismo, sexo, entre outros. O jogo fala de praticamente tudo, claro, amaciando-os com outros elementos, senão o jogo não poderia ser lançado. Sério. Teria tanta instituição proibindo-o, que daria dó. Mas voltando ao primeiro filme que tenta adaptar a série, eu diria que mesmo com tanta bizarrice, ele consegue alcançar a sua proposta: ser um filme de terror que funciona. E invadindo um pouco a idealização do roteirista, você pode encontrar até elementos feministas no longa, sério. O filme está carregado delas. E isso é muito interessante. Além deste definitivamente conseguir nos transportar para Silent Hill, isso é fato. Ao meu ver, o erro foi tentar adaptar de forma medonha os games. Por que não criar um personagem novo e atirá-lo na sombria Silent Hill, como todos os games da série fazem? Afinal, para quem não sabe, Silent Hill funciona como um catalisador que invade sua mente e, se você for aquela pessoinha cheia de pecados, ela vai te punir, transformando todos os seus pesadelos em realidade. É simplesmente isso. Toda a mitologia que fora criada ao redor desta cidade tão cruel tem várias interpretações, a mais famosa seria a de que ela não passa de um purgatório mesmo. Ela existe, mas só quem não presta (no sentido literal da palavra) enxergaria aquela névoa assolada por bestas errantes. Apesar de que a cidade é tão cruel, mas tão cruel, que até hoje só se mostrou pacífica para crianças (e olhe lá!) - temos essa informação ao jogar o Silent Hill 2. E tudo isto porque uma seita demoníaca evocou um anjo do oculto denominado Metraton. Este teria engolido a pacífica Silent Hill e agora pune a todos que a visitam. É praticamente isto.

 Lá vem o "Você quer chegar a que conclusão com isto?". Bem, é fato que os filmes de Silent Hill nunca poderão equiparar-se à história dos primeiros games da série, nem em qualidade, nem em roteiro. E nunca será igual, sequer chegará próximo, à história que existe por aquelas bandas de pixels. Porém, a utilização macabra dos VÁRIOS elementos que a franquia contruiu até agora é algo mais que bem vindo ao cinema atual. Já que nem todos que assistem Silent Hill jogaram os games, então já fica valendo demais o ingresso. Pois é, não é todo mundo que é irritante que nem eu com as adaptações de suas franquias preferidas para outras mídias. Mas é isso, o filme nem fede e nem cheira, mas ocupa seu espaço, e provavelmente este novo "Revelation 3D" fará o mesmo. Já curti bastante o trailer, e juro que verei o filme com o chapeuzinho hipnótico do "Não estou aqui como fã da série, estou aqui como um amante do terror". Garanto que fazer isso já ajuda bastante (já testei isso com outros longas e deu bastante certo, só não deu com Resident Evil...AHHHH! Aqueles filmes malditos!).

;)


Um comentário:

  1. Pyramid seu maldito, se em 2D vc me perturbou por meses, em 3D ficará na minha mente por anos!!! #ohfuck HAHAHAHAHAHAH Dani-boy, tu sb que não jogo porra nenhuma, mas como tu sempre me poupa o desgaste com seus spoilers ao vivo, sou obrigada a concordar com você sobre esse lance da mistura infernal que fizeram no primeiro e estão fazendo nesse segundo, assim como tenho que concordar que pra quem não conhece os games o filme colou mt bem os elementos em um filme pertubador!! \o/ Viva as bizarrices da nossa tão amada e receptiva Silent!!!

    ResponderExcluir