domingo, 29 de julho de 2012

Só uma coisa: Cloud Atlas.

Oi. Sou famosa por filmes de horror coreanos, mas agora me multiplico em ficção-científica. ;)


 Estou de volta com mais uma notícia, rápido hein? Espero continuar assim. Mas o negócio é o seguinte, assisti a um trailer que me deixou meio embasbacado. Seja por suas cenas intercaladas e absurdas, seja pelas ambientações sci-fi, seja pelas músicas utilizadas (e que músicas!), seja pelo elenco estrelado-e-sumido. Eu não resisti, caí de amores imediatamente. A coisa toda advém do filme Cloud Atlas, o mais recente projeto dos Irmãos Wachowski (Trilogia Matrix) em parceria com o diretor de Corra Lola Corra (não viu este ainda? Corra para ver!), Tom Tykwer. Deixo aqui o trailer, para vocês entenderem bem do que estou falando. Ele tem cinco minutos, mas é tão sem noção que parece que você não viu nada, só um jogo de imagens bem editadas e cenas épicas.


Mas o que bulhufas é Cloud Atlas? Ele vem de um livro? Fala sobre o quê?

 É o seguinte, primeiramente, é uma adaptação do best-seller de mesmo nome. Eu admito que não conhecia o livro, e sobre esta adaptação tinha ouvido muito pouco a respeito há um tempo atrás, mas só. Tudo isso realmente me pegou de surpresa. Enfim, a história é meio absurda, mas aparentemente se amarra muito bem num complexo de épocas e personalidades diferentes. O livro segue seis histórias que ficam indo e voltando no tempo. Os personagens vão se cruzando, desde o século 19 até um futuro pós-apocalíptico. O interessante é que cada um é o narrador de sua própria história, que vai de um viajante simples no Oceano Pacífico em 1850 a um jornalista atuante durante o governo de Ronald Reagan na Califórnia. Tem de tudo, e cenários não faltam.

 Aparentemente, na adaptação veremos muitos efeitos especiais, coisas que remeterão a Matrix direta e indiretamente (o que esperar afinal dos Irmãos Wachowski, que seja por bem ou seja por mal, parecem que nunca irão largar o osso do sucesso de seu clássico?). Mas isso não desmerece em nada o visual do trailer, o qual não canso de dizer que adorei. E eu tenho que declarar a minha paixão, logo de cara, pela personagem da sul-coreana Doona Bae. Não somente porque ela estará no contexto que mais me interessa do filme, mas porque ela é um tipo de clone (chamada Sonmi-451) que precisa a todo custo escapar da destruição certa. Suas cenas foram as que mais me chamaram a atenção no trailer, e não desminto o fato de que isso já garante a minha presença no cinema com toda certeza.

 É interessante frisar também que esta parceria meio inusitada dos Irmãos Wachowski com o diretor do Corra Lola Corra é de dar o que falar, não só pela bizarrice óbvia, mas também pelo fato de que estes não trabalharam no projeto juntos. As filmagens foram divididas entre duas equipes, com o alemão dirigindo as cenas de época e os Irmãos a cargo do futuro de ficção-científica (oh novidade!). E outra coisa: o elenco estrelado-oscarizado. Quando vemos algo do tipo, com direito a cena final de trailer que serve somente para destacar os nomes dos atores/atrizes envolvidos no projeto, a coisa não irá sair barata, mesmo! Mas não é por menos, a produção custou mais de US$ 100 milhões. Imagino a Halle Berry dizendo "Peraí, é para fazer par romântico com Tom Hanks? Quero cachê duplo!". Ou Hugo Weaving soltando "Tá Wachowskisis, eu fui o Agente Smith no filme de vocês. Adoro vocês. Mas eu também fui Elrond na trilogia Senhor dos Anéis. Cachê para mim? Muitos dígitos, baby!" hahahahahahahahahahha. É fato. Mas claro que as cenas epicamente computadorizadas são as reais culpadas pelo orçamento estrondoso.

 O filme estreia dos EUA em 26 de Outubro. Pela cara, deve ter estreia mundial, assim espero. Então agora é aguardar. E para quem tiver curiosidade, e quiser as músicas presentes neste trailer, fica a dica logo abaixo:

(Música inicial) -
 
Track: Sonera
Album: Illusions
Compositor: Thomas J. Bergersen
Ano: 2011
Gênero: New Age Music | Alternative

(Encerramento fantástico) -

Track: Outro
Album: HurryUp,We'reDreaming
Compositor: M83.
Ano: 2011
Gênero: Electronic, porém o gênero musical pode ser categorizado como Shoegazing, pela utilização de instrumentais altos e letras suavemente cantadas, além de outros estilos como Ambient e Electropop.

Dica do dia pessoal, divirtam-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário