terça-feira, 4 de dezembro de 2012

'The Cabin in the Woods' (2011) - mostrando que inovar no terror ainda é possível, e muito.


 E chego aqui trazendo mais uma crítica para vocês. Desta vez com um terror que também é sci-fi e thriller, ou seria mais sci-fi que thriller e terror? Não, na verdade é tudo, junto e misturado! Como? Lá vamos nós numa viagem surreal a uma simples cabana em uma floresta escura. Coisas estranhas, não, MUITO estranhas podem acontecer, e realmente acontecerão.


 Bem, com uma mistura de gêneros desta (sim, pois afinal eu não classificaria este filme numa só categoria, jamais) poderíamos esperar coisas bizarras, ou melhor, um péssimo filme, mesmo! Quando The Cabin in the Woods (O Segredo da Cabana, como ficou conhecido aqui no Brasil) estava prestes a estrear, lá pela metade de 2011 (nos EUA, claro, porque aqui no Brasil nem sinal!), fomos bombardeados por alguns trailers. Trailers estes que na verdade mais afastavam do que atraíam, pelo menos eu achei, mas como sempre digo "Nunca confie em trailers! Nunca!". Já me decepcionei demais com trailers, mas não posso negar que alguns acabam por nos afastar de vez, ou até a desanimar um pouco, mesmo sabendo que aquilo não quer dizer muita coisa. Este filme é um ótimo exemplo disto. Assisti a dois teasers e o trailer de lançamento na época e pensei "Ok. É isso: mais um terror barato com toques de ficção científica. Pode ser que eu veja, mas não fiquei nem um pouco empolgado.", e foi assim até o momento, pois esperei praticamente mais de um ano pra resolver assistí-lo. Se arrependimento matasse, oh! Pois o filme realmente vale a pena, demais! Vamos aos porquês e blá blá blás.

 O filme fora escrito por uma dupla bem inusitada: Joss Whedon (Os Vingadores) e Drew Goddard (Cloverfield), portanto daí já presumimos que algo de louco sairia. E realmente saiu. Sobre o que é? O conjunto da ópera é a mais simples possível, pelo menos a sinopse do filme: cinco amigos vão passar uma temporada numa cabana bizarra no meio de uma floresta bizarra no meio de um nada bizarro. Sim, bizarro demais, ainda mais pelo fato de que quando nos deparamos com uma sinopse destas, nos dias de hoje, pensamos "Oh..My..God! De novo não! Não! Eu não aguento mais isso! Cabana no meio do mato, nãaaaao! Já sei, todos morrem e tem muito sangue, e claro, a lot of sexo. É, tá! O que vai ser agora? Fazendeiros loucos que decidem evocar o demônio matando jovens na floresta? Já vi! Ou seriam seres do rio que simplesmente aparecem ao luar para devorar carne humana? Já vi também!". Bem, seja lá qual fosse a resposta, eu já estaria cansado da tal cabana!

 E agora adentramos no gênero "terror de cabana" e eu lembro da conversa que tive com uma amiga logo depois que vi o filme. O que eu falei foi praticamente isto, que "The Cabin in the Woods" valeu a pena, para mim, exatamente porque NÃO É um "terror de cabana", não. Pelo contrário. Na verdade a cabana aqui é apenas uma referência (até chamaria de homenagem) aos filmes do tipo, porém utilizando-se dos clichés baratos destes clássicos para inovar com classe e com um humor bem direto. Você deve estar se perguntando "Sim, inovar com clichés?". E a resposta é "Com clichés, pois estes são utilizados propositalmente aqui a fim de torná-los, humm, sujeitos diretos na trama. Os personagens falam deles, interagem utilizando-os exatamente para criticá-los. Isso seria até uma piada e um pano de fundo para filmes de comédia a la Todo Mundo em Pânico, mas não é. Seria mais uma renovação dos mesmos também.". Não posso entrar em detalhes acerca do roteiro, pois isso mataria a surpresa que o filme guarda (e que surpresa!), mas existe sim uma cabana, logicamente, e o filme se passa em sua maior parte nesta (e nos arredores desta), mas diante disto tudo existe uma subtrama, e é este segmento que realmente interessa ao roteiro, e, creio eu, a todo telespectador que inicia o filme.

 Como já disse logo no início, este filme consegue ser um mix de gêneros muito bem sucedido. Eu não diria que o filme é grandioso, não! Longe disso. O filme é ótimo, e uma excelente surpresa, mas claro que não revolucionará alguma coisa. Eu diria que soube inovar num momento de tentativas frustradas e remakes baratos. Vale muito a pena, principalmente para todo fã de terror que se preze. Pois mesmo sendo uma mistura de gêneros, tenho que admitir que o terror é o foco principal no filme, principalmente em algumas partes deste. Da metade para o final que o diga! Mas eu falei também de uma subtrama, e é esta a estrela da vez aqui. Se o filme simplesmente fosse sobre jovens sendo despedaçados por "alguma coisa" numa cabana no meio do mato, eu não estaria indicando ele, mesmo. Pode ter gente que goste, e eu até gosto (sim!), mas não é o 'gostar' que está em xeque aqui, mas sim outro verbo: o 'cansar'. Eu levantei minha bandeirinha branca para tais filmes há muito tempo. Já vi tantos filmes com "cabana + floresta" no título e na capa que cansei. Quando eu vejo algo do tipo já tento correr (acho que foi por isso que demorei tanto para ver este filme). A 'cabana' me afugentou, fato. Sim, sim, o arrependimento quase me matou, é fato também. Mas vamos falar mais do filme, claro, sem spoilers.

 O filme, em resumo, consegue (1) inovar com a utilização proposital de clichés para o aprofundamento da trama - até compararia alguns momentos com Pânico 4, mas mesmo gostando da trama deste, o acho mais um filme satírico que de terror/suspense na verdade -, (2) satirizar e homenagear uma leva de filmes do gênero terror, principalmente os "de cabana", (3) conter uma subtrama que, ao final, se revela pretenciosa ao extremo, mas que faz todo o filme valer a pena e (4) nos surpreender, acima de tudo. Se isso tudo não é o bastante para você, que está lendo esta crítica, parar por umas duas horas para ver este filme, ou você teme estar sendo enganado e está pensando no meme "É uma cilada, Bino!", ou não gosta de terror, ou simplesmente está com preguiça de ver. Só pode. E, ah, eu deveria falar sobre o porquê do filme não definir-se apenas como "terror". Cadê o "sci-fi" nisso tudo afinal? Querem a verdade, né? Bem, infelizmente isso vocês terão que descobrir por vocês mesmos. O terror do filme é, na realidade, o cliché do mesmo, e as outras categorias são a inovação, que estão presentes na subtrama e no contexto que rodeia a tal cabana. Portanto eu realmente não posso entrar em detalhes aqui, mas fica a dica: não acreditem na "cabana", é uma cilada!


P.S. Eu tinha que dizer isso: adoro os momentos finais do filme, mesmo! Queria poder detalhar e falar dos efeitos, das ideias, mas não posso. Acreditem. Vocês precisam assistir para ver.




Nenhum comentário:

Postar um comentário