quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Comentando os indicados ao Globo de Ouro (2013), sem muitas críticas *cof*


 Assim que vi a lista dos indicados deste ano (que concorrem em 2013), pensei logo "Quem não sabia disso?!" e, claro, "Tenho que comentar sobre no blog!", e cá estou eu. Uma lista sem, praticamente, nenhuma surpresa. Mas claro, há algumas exceções, e é sobre isso que quero falar. Vamos ao que interessa, esculachar criticar isso tudo e tudo isso. ;)

 Primeiramente, cá estão os indicados às principais categorias (vou falar sobre tudo junto, tanto acerca dos filmes quanto das séries televisivas):

Melhor Filme (Drama):
  • ARGO
  • DJANGO UNCHAINED
  • LIFE OF PI
  • LINCOLN
  • ZERO DARK THIRTY
 Eu ri quando vi "Lincoln", pois estava na cara que este iria figurar entre os indicados, e sendo bem sincero, creio que leva o prêmio. Ele jé é o favorito da premiação (outra coisa que não é novidade). Sem mimimis, ok? Eu não estou torcendo para o filme, afinal nem o assisti ainda, mas ele tem aquilo, sabe? Aquiiiiilo - a cara do Oscar (é de Steven Spielberg; biografia de um presidente americano; e blá blá blá, muito drama). Tá bom, eu sei que o Globo de Ouro consegue, na maioria das vezes, surpreender mais que o Oscar, mas acaba tudo sendo farinha do mesmo saco. Quer mais? Para quem eu estou torcendo? "Life of PI", sem sombra de dúvidas. Qual seria minha segunda opção? "Django Unchained", só porque é de Tarantino, haha.

Melhor Série (Drama):
  • BREAKING BAD
  • BOARDWALK EMPIRE
  • DOWNTON ABBEY
  • HOMELAND
  • THE NEWSROOM
 Ai, ai, o que falar sobre? Primeiramente, temos aqui uma maioria veterana, ou seja, já estão nas suas segunda e terceiras (e quinta) temporadas. Mas é fato que foi um período sem muitas novidades para o mundo televisivo, pelo menos em se tratando de dramas. A única novidade da lista é "The Newsroom", que sinceramente eu odiei. Tinha tudo para me agradar: é da HBO, um elenco legal, uma sinopse que prometia muitos debates. É, tinha. Mas pra mim não deu. Não é surpresa estar aqui, afinal trata de temas políticos em destaque na mídia americana e aquele patriotismo furado, mas tá bom, parei. E eu vou alfinetar, lógico, cadê "Mad Men"? Finalmente resolveram "esquecer" a série depois que finalmente perdeu ano passado, haha.

 Acho que faltou um "The Walking Dead" nesta lista, mas analisando bem a situação, temos que pensar que a série começou a terceira temporada praticamente agora e o foco desta não está sendo o drama, mas sim a ação. Quem não lembra da segunda temporada vagarosa e cheia de diálogos, e agora temos PEI PEI PEI, ALÔ, LORI?! A nova temporada está rápida e frenética, mas não nego que já mostrou momentos de muito drama, porém é a vida, se contentem. Tá bom, quer mais? Vamos lá. Já vi/estou assistindo todas da lista, então posso comentar e declarar na cara-dura a minha série favorita ao prêmio: Downton Abbey. Por quê? Sinceramente, porque foi a única que realmente valeu a pena pra mim desta listagem. "Breaking Bad" já está na sua quinta temporada e, mesmo não estando ruim, já deu o que tinha que dar. "Boardwalk Empire" é uma série maravilhosa, e mesmo tratanto de um tema que eu não gosto: gangsters, não serei estúpido de dizer que a série é ruim, pois não é, de forma alguma. Tem uma produção incrível da HBO e um elenco perfeito, mas não me agradou, apesar de achar que está bem melhor que a segunda temporada, simples assim. Creio que o prêmio fica entre ela e a segunda temporada de "Homeland", mas não torço para nenhuma das duas desta vez, como já falei inicialmente. E já que falei de "Homeland", tenho que dizer que me decepcionei um pouco com esta segunda temporada. A primeira foi excelente (e, diga-se de passagem, ganhou o Globo de Ouro ano passado), mas esta segunda não funcionou, pelo menos pra mim, certo?

 Já falei de "The Newsroom" no começo, então deixa pra lá, só tenho coisa ruim pra falar dessa série, então melhor abafar, hahaha. E agora, finalizando o comentário sobre as séries dramáticas, tenho que falar da minha favorita, claro, Downton Abbey. É, sei que sou bem suspeito pra falar da série, afinal eu a adoro, mas tenho que pensar como crítico neste ramo de blogueiro (ou não), então vamos criticar esta terceira temporada: FOI ÓTIMA! Sem brincadeiras, realmente funcionou. Não é porque sou fã incondicional da série que estou dizendo isso, mas realmente foi uma temporada incrível. E me surpreendeu ainda mais pelo fato da segunda temporada ter sido quase que um fiasco, sim, foi tenebrosa, não merecia nada. E eu já tinha desistido da série, não acreditava que Julian Fellowes poderia arrumar a bagunça que a temporada passada deixou, mas taí, ele conseguiu e com honras. E para quem não conhece a série, vale a pena assistir, demais! É uma série inglesa escrita por Julian Fellowes (que também escreveu o filme Assassinato em Gosford Park, um dos meus favoritos!) e retrata a vida e os contrastes da sociedade inglesa do início do século XX (a série começa em 1912 e já está em 1920), tudo mostrado através do cotidiano de uma mansão chamada Downton Abbey; seus donos e empregados, e como estes lidam com o dia-a-dia de afazeres e diferentes funções. É quase como "Gosford Park", que também lidava com este contraste social e a vida entre patrões e empregados da mansão, mas sem o assassinato, há! Downton Abbey realmente foca no drama, e mais uma vez digo, esta terceira temporada merecia o prêmio. Pronto, falei!

 Estas eram as categorias que mais me interessavam falar sobre, mas vou resumir as outras principais bem rapidamente. Deixarei em vermelho a que eu acho que ganha e em negrito a que eu queria que ganhasse. Talvez eu dê algumas alfinetadas ao lado, hehe. ;)

Melhor Série (Comédia ou Musical):
The Big Bang Theory (boa, porém já deu o que tinha que dar)
Episodes (por que isto está aqui?!)
Girls (uma das surpresas do ano pra mim, mas faltou "VEEP"!)
Modern Family (vou dizer logo que vai ganhar, báh)
Smash (gostei bastante, mas o roteiro desandou de uma forma bizarra)

Ator (Série Dramática):
Steve Buscemi, Boardwalk Empire (vermelho+negrito, afinal Steve está demais!)
Bryan Cranston, Breaking Bad (pode levar, afinal está muito bem nesta temporada)
Jeff Daniels, The Newsroom (tosco, só está concorrendo porque é ator de filme) 
Jon Hamm, Mad Men (eu enjoei já) 
Damian Lewis, Homeland (ele pode atuar bem, mas é o Keanu Reeves das séries!)

Atriz (Série Dramática):
Connie Britton, Nashville (hã?)
Glenn Close, Damages (gosto MUITO dela, mas já deu)
Claire Danes, Homeland (é bem capaz de ganhar novamente)
Michelle Dockery, Downton Abbey (queria muito que ganhasse, ela mereceu nesta temporada!)
Julianna Margulies, The Good Wife (ninguém cansa não?!)

 Cadê Jessica Lange (American Horror Story) nesta categoria? Ridículo. Colocaram ela como indicada a melhor atriz de Mini-Série. Fala sério, aprendam de uma vez que não é só porque American Horror Story é contada de forma acronológica que faz dela uma mini-série. ¬¬ Espero que pelo menos ela ganhe, mas acho que leva fácil.

 Agora os filmes, isso vou resumir de forma bem direta mesmo, pois eu (e outros muitos) ainda não vi a maioria deles. Eu falei da categoria "Melhor Filme" lá no começo só porque sou metido demais para tal, hahaha. Enfim, vamos aos comentários. Na categoria 'Melhor Atriz Dramática' acho que Helen Mirren leva por Hitchcock, apesar de torcer por Naomi Watts em The Impossible, não adianta, eu SEMPRE torço por Naomi Watts, não importa o que ela faça. Um dia ela leva, haha! (P.S. acho que ela ganhará finalmente quando sair o filme em que ela interpreta a Princesa Diana, ficaadica). Ah, claro, eu tenho que comentar isso, Marion Cottilard está na lista também! Não foi meio que um milagre empurrarem ela assim depois da morte fake mais feia da história do Cinema (vide The Dark Knight Rises)? Vai saber, né? Mas, apesar de tudo, gosto bastante da atuação dela. Na categoria 'Melhor Ator Dramático' aposto todas as minhas fichas de latão em Daniel Day-Lewis por Lincoln, preciso dizer mais alguma coisa? Por 'Melhor Filme de Comédia ou Musical' eu acho que de lavada ganha Les Miserables, e estou torcendo por ele mesmo, mas creio que Moonrise Kingdom é um páreo duro, pois está sendo muito comentado lá fora, então vamos ver. Tenho que colocar aqui as indicadas na categoria 'Melhor Atriz em Comédia ou Musical':
  • EMILY BLUNT, SALMON FISHING IN THE YEMEN
  • JUDI DENCH, THE BEST EXOTIC MARIGOLD HOTEL
  • JENNIFER LAWRENCE, SILVER LININGS PLAYBOOK
  • MAGGIE SMITH, QUARTET
  • MERYL STREEP, HOPE SPRINGS
 O que é isso? Foi aberta a temporada de caça?! Tirando a coitada da Jennifer Lawrence (que tá sobrando na lista, e feio), só tem fera aí, muito medo. Vai ser guerra, hahaha! Nem vou tentar arriscar.

 Na categoria 'Melhor Ator em Comédia ou Musical', eu torço por Bill Murray de longe, e creio que leva por Hyde Park on Hudson. Foram indicar logo Hugh Jackman por Les Miserables, se fosse outro, e não esse coitado, eu diria que levava, hahahahaha (me matei com essa). E claro que, pra finalizar, pois já falei de todas as categorias que me interessavam mesmo, 'Melhor Animação' creio que quem leva (e TORÇO DEMAIS mesmo para que ganhe) é o Wreck-it Ralph.

 Acabou o falatório e a chuva de alfinetadas, se não gostou, discorda ou sei lá, pode comentar, e vamos debater sobre tudo isso que é bom demais. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário