sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Simplesmente Serena.


 Trago hoje para vocês a análise de um game lançado ontem na Steam (e de graça!) - Serena. Você deve estar se perguntando então "Mas você já terminou ele?". Bem, sim. O game é curtíssimo (o terminei em uma hora mais ou menos), mas muito imersivo, e por isso eu achei válido fazer uma análise sobre este que, de longe, posso chamar de um dos games mais interessantes que tive o prazer de experimentar por estes dias. E vamos lá.

 Começo dizendo que este game (um puro adventure exploratório) não é para todo mundo, mesmo. Aqui estamos "presos" num espaço mínimo - uma cabana decrépita, e não podemos sair de lá. Isso porque o protagonista não quer sair, ou não. Tudo ficará claro ao final da história, tenha certeza disso. E é neste contexto de cliques para caminhar (a la Myst) e em alguns poucos objetos interativos para obtermos a sua descrição ou para pegá-lo e utilizá-lo num futuro próximo que iremos desvendar a tensa história do protagonista - um homem problemático que parece ter uma obsessão por esta mulher chamada Serena. Quem está acostumado com jogos de adventure reconhecerá a jogabilidade apresentada muito bem, principalmente para quem jogou Myst e seus derivados, e não terá problemas, mas outros talvez possam sentir alguma dificuldade para realmente se envolver com o jogo que não tem menu, tutorial ou saves. Iniciou o game, já começa a interatividade. É bem assim e como você terá que ficar confinado na cabana, "investigando" o local e seus objetos repetidas vezes para obter novas falas do narrador protagonista e diferentes descrições, fazendo assim a história andar, pode ser bem frustrante.


 Não poderei falar muito sobre a história do jogo em si senão sairia espalhando spoilers adoidado, pois esta é muito curta (mesmo!), mas irei falar sobre algumas coisas que achei interessantes acerca do game. Primeiro que este fora feito por mais de 40 pessoas, incluindo não apenas profissionais do mundo dos adventures, mas também fãs gamers! Isso foi uma coisa incrível, e pode ser o começo de um novo tipo de parceria, não só no mundo dos adventures (mas convenhamos que com os adventures isso se torna muito mais fácil, pois os fãs de adventures são jogadores muito fiéis e realmente bastante críticos - não somente sobre a história, mas principalmente sobre os puzzles e a forma de continuidade in-game no contexto exploração, como um puzzle afeta certa área, quais objetos você vai ter que obter para usar ou unir a algo, etc). Enfim, esta empreitada foi algo bastante inovador e, claro, revolucionário nesta indústria tão competitiva. E melhor, mostrou ser um sucesso, afinal deu certo e o resultado final foi realmente incrível.


 Outra coisa que fica bastante clara (novamente para quem já conhece bem o mundo dos adventures) - a participação de Agustín Cordes na produção do game. Para quem não o conhece, ele é o criador de um dos jogos mais assustadores de todos os tempos, o adventure Scratches. Pense em um jogo com uma atmosfera arrepiante e que consegue te deixar alerta a todo instante, mesmo sendo em 2D! Enfim, Serena mostra ser - quase - um filho bastardo de Scratches. Os gráficos são os mesmos, a exploração também e o melhor, a atmosfera também! Agustín fora o responsável por várias partes deste game, incluindo a sua densa e rápida história. Só por isso você já deveria se interessar em jogar essa peça (só ressaltando, gratuita!) do mundo dos games. Mas bem, o game não é de terror. Pelo menos eu não o classificaria assim. A atmosfera é, em alguns momentos, aterradora e realmente tensa, mas logo fica claro que temos ali uma história de amor frustrado e que, provavelmente, acabou muito mal. Só jogando até o final para saber ao certo. Mas fique atento a todos os detalhes do cenário, clique em tudo repetidas vezes e foque em alguns objetos principais, pois só assim você irá obter todas as descrições e falas do protagonista e da suposta Serena.


 Eu já falei que o game não é de terror, tudo bem, mas o clima não deixa de ser de um belo filme de horror dos anos 80. Há outras coisas acerca do roteiro que farão você também encarar este game como algo aterrador, mas nem falarei sobre isso, descubra por si mesmo (hahahahaha). Uma coisa que ajuda neste desenvolvimento do game e na sua atmosfera é a excelente atuação de quem faz a voz do protagonista (já que o game é totalmente narrado através de inúmeras falas e flashbacks que também incluem a tal Serena). Posso dizer que, pelo menos no decorrer da trama, fica claro que o protagonista é um homem problemático e que aparenta não estar bem, além de parecer obcecado pela Serena, sua esposa. Mas se ele é casado com ela, onde ela está? Por que tem uma estranha foto dele com ela em cima da mesa? Por que ele não para de falar sobre a Serena e que ela vai chegar logo? Por que ele não sai da cabana? Afinal, quem é Serena? É realmente um mistério, e como já falei tudo isto somente será revelado já perto do final do game, sendo o encerramento a chave de ouro do processo.


 Tenho que falar sobre outra coisa que me chamou muito a atenção - como conseguiram fazer com que um jogo tão curto pudesse ser tão significativo no que diz respeito à reflexão. É quase um estudo acerca da personalidade, um mergulho na cabeça do ser humano e do que ele é capaz. Serena, mesmo não estando presente na cabana, está presente a todo momento nos pensamentos do protagonista, e a história consegue ser narrada de maneira fenomenal. Passamos a conhece-la e a julgá-la sem nem ao menos tê-la visto. É demais! Esse jogo vem realmente para te pregar uma peça, pois você vai, com certeza, tirar conclusões precipitadas a todo momento e soltar uns "Ah, o final só pode ser isso!". Se prepare para muitas surpresas, mesmo! Enfim, com muita exploração, mesmo podendo ser frustrante às vezes por se tratar de um espaço confinado e realmente depressivo (é quase uma jaula decadente esperando desmoronar sobre você) e com objetos que você precisa ficar investigando a todo momento e repetidas vezes, o jogo é surpreendente. Para ser bem sincero, eu pagaria por este game, com toda a certeza, pois mesmo sendo curtíssimo, possui uma qualidade que muitos games AAA não possuem nem de longe - só o quesito áudio merece palmas! Além de ser muito original. Você, com toda a certeza, nunca viu um game que se desenvolve deste jeito, pode acreditar.


 Ah, e claro, antes de finalizar o post tenho que falar sobre isto (não me perdoaria nunca se não colocasse aqui!) - a atmosfera totalmente lovecraftiana (hahahahahaha)! Aí você me pergunta "Mas o game não é de terror, então como assim?". É como já expliquei, a atmosfera apresentada durante todo o game é decrépita como a cabana em que o protagonista se encontra enclausurado, mas a trama não é de terror. Para encaixar este jogo num gênero, eu o chamaria de thriller, pronto! Apesar de possuir um teor muito mais dramático, então um drama/thriller por assim dizer. Mas é, Lovecraft está presente a todo momento na atmosfera escura e tensa do game - para quem conhece a ficção do autor irá perceber logo de cara. Eu posso até estar exagerando, ou ter me empolgado demais, mas até achei um easter egg (termo utilizado para "brincadeiras" colocadas em jogos acerca de outras coisas, ou surpresas que precisam ser encontradas e desbloqueadas) sobre Lovecraft num dos objetos interativos do game (eu postei a imagem dele aí, quem achar pode comentar, hahahahaha!). Dica: Cthulhu! ;) E é isso pessoal. Serena irá te surpreender, tanto o game quanto a própria Serena. Quando a pergunta "Quem realmente é Serena?" for respondida, prepare-se psicologicamente. Até o próximo post!

6 comentários:

  1. Desgraçado... me fez querer jogar o jogo, agora terei que instalar o steam de novo por sua culpa!! XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAHAHAHAHAH, que bom ser considerado culpado por isso! =P Mas garanto que é um jogo mega rápido e muito interessante, e vale muito a pena também por ser free, hahahahahahaha, logicamente. \o/

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Adoro games point&click e estava pesquisando sobre esse jogo Serena p jogar no final de semana e acabei caindo aqui, tinha lido algumas outras análises em outros blogs, mas essa foi a melhor q/ encontrei. Aproveitei p/ dar uma olhada em outra postagem mais recente q/ me chamou atenção, a da série The Terror, e tenho q/ dizer, está fazendo um ótimo trabalho, você escreve muito bem as análises. Parabéns, você conseguiu um novo leitor p/ seu blog! Espero ver novas postagens em breve :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigado pelas palavras. Eu tinha dado uma parada nas atualizações do blog por falta de tempo mesmo, mas estou tentando voltar aos poucos até poder manter um fluxo legal de novas postagens. Pode aguardar que novidades virão, haha. Abraços.

      Excluir