quarta-feira, 1 de agosto de 2012

E né que "Star Wars: The Old Republic" vai virar free-to-play!? ;)


 Para quem não sabe, Star Wars: The Old Republic é o MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game) da BioWare em parceria com a LucasArts eee publicado pela Electronic Arts (sim, haja controle de direitos autorais aí!). Enfim, o jogo foi lançado no final do ano passado e chegou fazendo o maior estardalhaço, afinal pretendia realizar o sonho de todos os fãs de Star Wars: fazer com que pudessem criar seus personagens, compartilhá-los, lutar com eles, usar sabres de luz, ser do "lado negro" da força, e o car que mais desse para se fazer num persistente mundo online deste universo que, mesmo eu não sendo tão fã, admito que é riquíssimo (ainda prefiro Mass Effect, mas tá valendo!).

 A história se passa no universo ficcional de Star Wars logo após o estabelecimento de uma paz frágil entre o re-emergente Império Sith e a República Galáctica, 300 anos após os eventos do jogo Star Wars: Knights of the Old Republic (RPG single-player - também da BioWare - que fez estrondoso sucesso em meados de 2003 e até ganhou uma continuação para o Xbox), e mais de 3.500 anos antes dos eventos dos filmes Star Wars. A derrota dos Jedi foi responsável ​​pelo sucesso dos Sith durante a devastadora Grande Guerra Galáctica (que levou ao Tratado de Coruscant antes da Guerra Fria), eles assim optaram por mudar de Coruscant para Tython, onde a Ordem Jedi inicialmente tinha sido fundada, procurando orientação através da força. Os Sith tomaram o controle de Korriban, onde têm restabelecida uma Academia Sith. O jogo começa onde novos conflitos surgem.

 Era muita promessa mesmo. A BioWare prometendo mundos e fundos para o jogo, dizendo que seria um MMORPG revolucionário, que focaria principalmente na trama, com a famosa característica da empresa de nos deixar mergulhar em escolhas complexas e difíceis, transformando o mundo de forma dinâmica, e não o famoso grind de outros jogos online, tanto que lançou HQs sobre a história e até novels. Era tudo muito belo. E todo fã de RPG provavelmente tem a BioWare como uma de suas empresas de game favoritas (se não a favorita!), afinal esta tem "Dragon Age: Origins" e "Mass Effect" no currículo, portanto era de se esperar, no mínimo, um RPG online sem precedentes. Não foi bem assim.

 Bem, nem tudo são flores, e a coisa não foi um mar de rosas, mesmo! O jogo vendeu muito, claro, e inicialmente começou com mais de dois milhões de usuários ativos e pagantes (sim, pois o jogo além de custar caro, ainda tem assinatura mensal. Por isso nem cheguei perto), mas com o pouco passar de tempo foi perdendo AOS MONTES os usuários, e passou por muita baixaria (muitas demissões e outras coisinhas mais). Creio que atualmente o jogo tenha menos de um milhão de usuários ativos, e é exatamente por isso que tiveram que se mexer para bolar uma ideia que fizesse o jogo sair desta lama, ou melhor, areia movediça que já já fará com que ele desmorone total. Daí chegou-se à ideia já clichéd de jogos online que começam pagos: virar free-to-play.

 O que seria um jogo Free-to-Play? Bem, como o nome já diz, é um jogo grátis para jogar. E tem sido muito adotado nos sistemas de jogos online, mesmo. Exemplos como Lord of the Rings Online (LOTRO) e Star Trek Online (que adotou o sistema recentemente) só vêm mostrar que essa ideia é a mais viável para o mercado de games online, afinal as empresas lucram demais. "Como?" Você se pergunta. Simples. Através das microtransactions, que seria, descaradamente, vender itens in-game, expansões, novos slots para personagens e tudo o mais que eles tiverem a capacidade de explorar no jogo para faturar mais. Claro que nem todo jogo consegue sobreviver, nem com mensalidade nem sem, ou seja, não era para ser mesmo, mas desde o início eu já profetizava sobre a conversão free-to-play de Star Wars, e está aí, depois de tanto mimimi da BioWare, o jogo vai tornar-se free (até tentaram diminuir o preço do game e deixar jogar-mos free até o lvl 15 de nosso personagem, mas tudo balela, a coisa não adiantou nada).

 Ainda não há uma data definida para a total conversão do game rumo ao sistema free, mas tudo indica que isso seja feito ainda este ano, com certeza. E finalmente irei jogar isso! Participei da fase beta do jogo e elogiei-o bastante, mas como falei, não pagaria uma mensalidade para jogar online, ainda mais em dólares! É isso, no aguardo, mas como já falei...EU AVISEI! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário